A dieta low FODMAP (restrita, baixa ou com baixo teor em FODMAP) é uma nova abordagem alimentar para controlar os sintomas associados à SII.
É mundialmente aceite como a principal estratégia de gestão dos sintomas da SII, e de outros distúrbios associados – DII (em remissão), SIBO, endometriose, refluxo, fibromialgia, entre outras.
Dieta Low FODMAP e SII
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) ou Síndrome do Cólon Irritável é uma das doenças gastrointestinais mais comuns. Estima-se que afete cerca de 10% da população mundial.
É uma condição caracterizada por sintomas intestinais, incluindo dor abdominal, gases, barriga inchada e alterações nas evacuações (variando entre diarreia de prisão de ventre). Estes sintomas podem muitas vezes ser debilitantes e levam a uma reduzida qualidade de vida.
A pesquisa atual indica que este grupo de hidratos de carbono contribui para os sintomas associados à SII. Podemos assim afirmar que um consumo reduzido de FODMAP na dieta é um tratamento eficaz para quem tem sintomas associados à SII.
O QUE SÃO FODMAP
Os FODMAP (e não FOODMAP) são a sigla em Inglês de Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis. Encontram-se numa grande variedade de alimentos que são mal absorvidos pelo intestino delgado e fermentados por bactérias do intestino, produzindo gases.
Estes hidratos de carbono mal absorvidos dividem-se em:
- Oligossacarídeos: Frutanos e GOS
- Dissacarídeos: Lactose
- Monossacarídeos: Frutose
- Polióis: Sorbitol e Manitol
Alimentos a consumir e a evitar na Dieta Low FODMAP (inclui lista descarregável)
Descarregue aqui a lista de alimentos permitidos e proibidos na dieta low FODMAP.
Origem
A dieta low FODMAP foi desenvolvida pela equipa de investigação da Universidade Australiana Monash, liderada pelo Professor Peter Gibson.
Na Europa, foi já adotada com sucesso no Reino Unido pela Universidade Londrina King’s College, na Bélgica (Universidade de Lovaina), em Itália (Universidade de Bolonha), entre outros.
Em Portugal tem sido amplamente divulgada pelo projeto My Gut Feeling desde 2014. O livro Dieta Low FODMAP (Penguin, 3ª edição) é o primeiro no mercado especificamente sobre esta dieta.