Moules Frites é uma famosa receita belga de mexilhões com batatas fritas. Um petisco delicioso, em versão low FODMAP com mexilhões em vinho branco e batatas no forno caseiras.
Esta mistura de mar com batatas fritas soa estranho… mas se pensarmos no famoso prato inglês, fish and chips, sabemos que esta combinação funciona e é deliciosa! Ora os Belgas também têm a sua versão e chamam-lhes moules frites. É um petisco feito à base de mexilhões cozinhados ao estilo de amêijoas à bulhão pato, e acompanhados por batatas fritas. Uma delícia!
Para esta versão low FODMAP, omiti o alho (utilizei apenas para a infusão), a cebola e o aipo. Para o acompanhamento, optei por batatas fritas no forno, mais saudáveis e igualmente deliciosas.
Os mexilhões são tradicionalmente servidos em panelas grandes com uma tampa funda para colocar as conchas vazias. Comem-se utilizando uma concha como pinça para retirar o mexilhão, como ilustrado na foto em baixo. E essas conchas vazias servem também para beber o molho que resta no fundo da panela.
Espero que gostem 🙂
Moules Frites (Mexilhões com Batatas Fritas)
Ingredientes
- 1 kg de mexilhões
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho para a infusão de alho
- 150 ml de vinho branco
- 150 ml de água
- Pitada de sal
- 1 folha de louro
- 16 g de salsa fresca
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco ou seco
Para as batatas
- 4 batatas grandes
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pitada de sal
Modo de preparação
Para as batatas
- Corte as batatas em palitos iguais.
- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e coloque as batatas numa só camada, pincelando com azeite e adicionando sal.
- Leve ao forno durante 45 minutos, mexendo a meio da cozedura.
- Retire do forno quando estiverem douradas e estaladiças nas pontas.
Para os mexilhões
- Limpe os mexilhões com água abundante raspando as conchas, certificando-se de que estão fechadas. Descarte todos os mexilhões abertos ou que não suportem a pressão dos dedos.
- Numa panela grande, salteie os dentes de alho no azeite em lume médio, durante 2 minutos. Retire os dentes de alho. Esta fase é muito importante, para evitar contaminar o resto do prato com fodmaps. O alho vai apenas aromatizar o azeite e deve ser retirado antes de adicionar os outros ingredientes.
- Adicione o louro, o vinho, a água, o sal, o tomilho e metade da salsa e deixe ferver.
- Assim que a panela estiver quente e cheia de vapor, adicione os mexilhões. Misture bem com o caldo e cubra rapidamente.
- Deixe cozinhar durante 4-5 minutos, até que todos os mexilhões estejam abertos (descarte os que permanecerem fechados).
- Adicione a restante salsa e sirva imediatamente.
Deixe um comentário