Receita de sopa de abóbora e gengibre low FODMAP, para aumentar a imunidade nos dias mais frios. Com abóbora, gengibre, cebolo ou cebolinha e sementes de sésamo torradas.
Quando os dias mais frios se aproximam, é importante nutrir o nosso corpo com super-alimentos, ainda mais quando temos um sistema digestivo frágil.
E é por isso que para esta sopa de abóbora e gengibre low FODMAP escolhi os seguintes ingredientes:
- A abóbora, rica em antioxidantes e vitaminas.
- O gengibre fresco, eficaz no alívio dos sintomas de desconforto gastrointestinal e também antioxidante e anti-inflamatório. Utiliza-lo torna-se ainda mais importante quando a dieta low FODMAP restringe o alho, outro poderoso alimento anti-inflamatório.
- As sementes de sésamo trituradas, uma excelente fonte de cálcio, ideal para quem não tolera produtos lácteos, mesmo sem lactose.
- O azeite, uma gordura saudável, com propriedades anti-oxidantes.
- A parte verde do cebolo ou cebolinha, ricos em vitaminas A e K.
Esta sopa de abóbora e gengibre é uma combinação de super-alimentos, que nos ajudará também a melhorar a nossa saúde digestiva. Espero que gostem!
Vejam aqui todas as receitas de sopa low FODMAP do blog.
Sopa de Abóbora e Gengibre Low FODMAP
Ingredientes
- 1 kg de abóbora japonesa*
- 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
- Pitada de sal
- 16 g de cebolo (parte verde) OU cebolinho
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- Fio de azeite
Modo de preparação
- Numa frigideira anti-aderente bem quente, salteie as sementes de sésamo durante alguns minutos ou até dourar. Triture-as de seguida num processador de alimentos e reserve.
- Numa panela grande, adicione a abóbora sem sementes e cortada em pedaços, adicionando água até que ela esteja coberta.
- Deixe ferver e cozinhe em lume médio alto por 25 minutos, até que a abóbora esteja mole.
- Adicione o gengibre fresco e o sal e passe a sopa.
- Misture o cebolo ou cebolinho, coloque a tampa e cozinhe em lume brando durante mais 5 minutos.
- Antes de servir, adicione o fio de azeite e as sementes de sésamo trituradas.
Notas
- A abóbora japonesa, embora difícil de encontrar em Portugal, foi a única testada que é 100% verde. Isto quer dizer que podemos comer sem limitações. Esta abóbora é muito parecida com a nossa abóbora comum e eu, à semelhança de outros seguidores da dieta, como sem problemas. Se quiserem testar a tolerância, não o façam na fase da eliminação e tentem mais tarde uma porção. Também a abóbora manteiga (butternut) já foi testada, mas é limitada a apenas 45g por refeição.
Catarina Braz
Olá Joana ! tem que ser abóbora japoneza ? não pode ser normal, a que encontramos nos supermercados ?
onde comprar esta que a Joana indica ? 🙂
Joana
Olá Catarina! A Monash apenas testou até agora a abóbora manteiga – butternut (podemos comer até 45g por refeição) e a japonesa, que é segura pois não tem FODMAP. Esta tem casca verde e podemos encontrar em feiras e mercados biológicos. A normal é bem tolerada, mas como não foi testada, convém experimentar em pequena quantidade, idealmente depois da 1a fase.
Catarina Braz
Grata Joana !