
Foi a pensar em todos vocês que decidi fazer esta receita de aletria low FODMAP e sem glúten. Para além de poder ser apreciada por todos, é também mais leve que a original, o que pode dar muito jeito nesta época de excessos!

A aletria é um doce típico de Natal, e é de presença obrigatória na mesa da Consoada. À semelhança do arroz doce, esta sobremesa é cremosa, doce e com travo a canela e limão. Ora, quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável também tem direito a comer esta iguaria!
Para esta receita utilizei esta massa noodles sem glúten fina, estilo vermicelli. Garanto-vos que a consistência fica muito parecida com a original. E o sabor também!
Aletria é sem dúvida uma das minhas sobremesas de Natal favoritas! Espero que gostem desta versão low FODMAP.

Desejo a todos um Feliz Natal!
Beijinhos, Joana
Aletria
Ingredientes
- 150 gr massa noodles de arroz vermicelli
 - 660 ml de água
 - 330 ml (100+230) de leite sem lactose ou leite de arroz
 - 2 gemas de ovo
 - 100 gr açúcar
 - Pitada de sal
 - 1 colher de sopa de manteiga
 - 1 casca de limão grande
 - 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó
 - 2 colheres de chá de canela em pó para polvilhar
 
Modo de preparação
- Bata as gemas de ovo com 100ml de leite até incorporar e reserve.
 - Numa panela em lume médio-alto junte o restante leite, a água, o açúcar, o sal, a manteiga, a casca de limão e pau de canela e mexa delicadamente com uma espátula até ferver.
 - Reduza o lume e coza durante 5 minutos.
 - Retire o pau de canela e a casca de limão e deixar ferver novamente.
 - Adicione a massa, mexendo delicadamente durante aproximadamente 10 minutos ou até ficar cozida e cremosa. Por favor, note que a mistura deve engrossar e por isso é normal que a massa coza mais do que o normal.
 - Retire do lume, adicione os ovos batidos com leite e misture bem.
 - Coloque a mistura numa travessa e polvilhe com canela.
 - Sirva fria. Se necessário, coloque a aletria no frigorífico para ganhar consistência.
 
Notas
Este artigo foi originalmente publicado em Inglês a 20 de Dezembro de 2014, e é agora atualizado e traduzido para Português.


Boa tarde. Em nossa casa optamos por retirar o ovo da receita tradicional, fica mais leve e todos apreciam mais. Com o diagnóstico de doença ciática de alguém do núcleo familiar, tentei fazer a receita tradicional sem ovo, apenas substituindo o tipo de massa para massa de arroz vermicelli. Toda a gente adorou, ainda mais leve! Mas não fica consistente, a massa passeia no prato e no líquido… Não que não tenha sido devorada… Mas agora comparando com esta receita tentarei com ovo, a ver se dá a consistência em falta. Nunca usei manteiga; faz diferença eliminá-la?
Olá Madalena!Tente reduzir a quantidade de líquido e se não usa manteiga, omita. Bons cozinhados!