A receita de hoje é dedicada a todos vocês, fieis leitores. Vocês são a razão pela qual, passado um ano do meu primeiro de 70 posts, ainda continuo a fazer e a partilhar receitas low FODMAP neste espaço virtual.
Neste primeiro aniversário, queria agradecer-vos o apoio que recebi nesta jornada a caminho de uma melhor saúde digestiva e de receitas com baixo teor de FODMAPs! E mal posso esperar por partilhar esta deliciosa sobremesa convosco!!
Antes do diagnóstico de SII e das restrições alimentares, a tarte de maracujá era uma das minhas receitas mais populares entre amigos e familiares. Fazia-a no Verão e normalmente desaparecia num ápice!
A receita original é feita com bolacha maria e leite condensado. Esta nova versão low FODMAP, sem glúten e sem lactose não tem estes ingredientes mas é muito parecida com a original em textura e sabor!
Para estas mini tartes de maracujá utilizei uma base de bolacha maria sem glúten e uma mousse de maracujá sem lactose para o recheio. Juntei ainda lima para cortar o doce da base e para equilibrar os sabores. O resultado final é esta sobremesa fresca e deliciosa, idêntica à original mas que podemos comer sem preocupações!
Bom proveito! 🙂
Mini Tartes de Maracujá e Lima
Ingredientes
- 45 g maracujás (2 pequenos)
- 1 colher de sopa de sumo de lima
- 1 colher de chá de raspas de lima + para polvilhar
- 4 folhas de gelatina ou 1 colher de sopa de gelatina em pó
- 140 ml de leite sem lactose
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 70 g de amido de milho (maizena)
Para a base
- 200 g de bolachas maria sem lactose e sem glúten (um pacote)
- 2 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparação
- Triture as bolachas num processador de alimentos ou desfaça com as mãos, até ficar quase em pó. Adicione a manteiga e misture bem com as mãos. Coloque a mistura em 3 mini forminhas de tarte e leve ao congelador, enquanto prepara o resto da receita.
- Numa tigela bata os ovos com o açúcar durante 3-5 minutos. Adicione o sumo e as raspas de lima, misture e reserve.
- Numa panela em lume muito brando, derreta a gelatina no leite, mexendo constantemente. Adicione lentamente os ovos e de seguida a maizena (também lentamente), sem parar de mexer até engrossar (5 a 10 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos. Se vir que ficam grumos, pode coar com um coador.
- Abra os maracujás ao meio, retire a polpa com uma colher e adicione à preparação, incorporando bem.
- Retire as bases do congelador e adicione a preparação anterior.
- Coloque no frigorífico durante pelo menos 2 horas (idealmente uma noite), polvilhe com raspas de lima e sirva.
Notas
- 45g de maracujá (2), por isso pode comer as 3 mini tartes
Deixe um comentário