Pão de Ló Coberto com Mirtilos Low FODMAP delicioso e muito fácil de fazer. Uma receita fiel à tradicional mas menos doce, com uma cobertura original. Também sem glúten.
Hoje trago-vos uma receita inspirada no Pão de Ló Coberto ou Bolinhol de Vizela. É um doce que adoro e que comia especialmente nesta época da Páscoa. Digo comia porque agora com SII não consigo tolerar os frutanos do trigo, e por isso não posso mais degustar este maravilhoso doce típico da minha região.
Para esta versão de Pão de Ló Coberto Low FODMAP optei por uma massa muito próxima da clássica mas menos doce e sem glúten, com uma cobertura original de mirtilos. A cobertura tradicional do Bolinhol é calda de açúcar. Eu optei por uma calda menos doce e um pouco mais saudável.
O que leva este Pão de Ló Coberto?
- gemas e ovos
- açúcar
- farinha sem glúten
- mirtilos
Porque é que é mais fácil de fazer do que o tradicional?
Fazer pão de ló em casa pode ser complicado por causa da forma especial e do papel. E é por isso que achei que a forma de bolo inglês seria ideal para esta receita. A forma tradicional de bolinhol é efectivamente rectangular embora mais larga do que a forma de bolo inglês. É por isso que também podem usar uma travessa pequena de ir ao forno em barro ou cerâmica.
O resultado é um pão de ló fofo, delicioso, muito próximo do original, coberto com mirtilos que lhe dão um toque e sabor muito especiais.
Se não sabem o que fazer às claras, podem aproveitar e fazer estes suspiros. E se são fãs de mirtilos, não percam este meu bolo saudável de laranja e cenoura com mirtilos.
Bom apetite e Boa Páscoa!
Pão de Ló Coberto com Mirtilos (Low FODMAP, Sem Glúten)
Ingredientes
- 10 gemas
- 2 ovos
- 100 g de açúcar
- 75 g de farinha sem glúten e low FODMAP autolevedante* (usei a Doves Farm Self Raising)
Para a cobertura
- 80 g de mirtilos
- 2 colheres de sopa de água
- 100 g de açúcar
- 50 ml de água
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de bolo inglês ou rectangular pequena com papel vegetal.
- Numa tigela, bata as gemas e os ovos com o açúcar durante 15-20 minutos (velocidade 4) até obter uma gemada forte e volumosa. A massa vai engrossar e ficar amarela clara e estará pronta quando não escorrer das pás da batedeira.
- Com a batedeira no mínimo ou com uma espátula, vá adicionando lentamente a farinha previamente peneirada até se dissolver completamente na massa.
- Deite a massa na forma e coza durante aproximadamente 15-20 minutos. O pão-de-ló deve ficar húmido e ligeiramente mal cozido.
- Num tacho pequeno, coloque os mirtilos e coza em lume brando durante 5-10 minutos, mexendo frequentemente. Transfira para um processador de alimentos ou liquidificador e e triture até ficar em compota. Reserve.
- No mesmo tacho (não tem mal se a calda ficar com uma cor tingida), coloque o açúcar e a água e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume e mexa com uma colher de pau até a calda de açúcar ficar translúcida. Adicione os mirtilos e envolva bem.
- Retire o pão-de-ló do forno e cubra-o de imediato com a cobertura: com uma colher ou um pincel, espalhe a calda sobre o bolo fazendo movimentos de vaivém até a calda ficar opaca.
- Deixe secar, desenforme e decore com mirtilos.
Deixe um comentário