Tarte de Pastel de Nata Low FODMAP cremosa, crocante e com pouco açúcar (o suficiente para continuar deliciosa!). Uma sobremesa mais ligeira e amiga dos nossos ventres sensíveis!
Não poder comer certas coisas com a Síndrome do Intestino Irritável pode ser uma grande frustração, principalmente quando falamos de um doce como o pastel de nata, ou simplesmente nata, como se diz na minha terra.
Todos os anos levo pastéis para a festa de verão da família do meu marido, que é belga. E fico a ver a malta a degustar com prazer e a cheirar a canela acabada de ser polvilhada por cima. Este ano disse basta! Como não se encontra facilmente versões sem glúten e sem lactose, decidi fazer eu.
Criar esta tarte de pastel de nata low FODMAP próxima da original foi desafiante, mas acho que consegui! Vejam em baixo como cheguei a este resultado.
Como fiz uma base de pastel de nata low fodmap crocante e estaladiça
Fazer massa folhada sem glúten é praticamente impossível. Tenho feito algumas experiências ao longo dos anos sempre sem sucesso. Depois de dar muitas voltas, lembrei-me que a Monash já tinha testado a massa filo e que podemos comer uma quantidade pequena. Tem glúten, sim, mas na dieta low FODMAP o problema não é o glúten mas os frutanos do trigo, que podemos tolerar em pequenas quantidades. A massa filo é muito leve e o doce em causa muito generoso. As 20 gramas permitidas chegam perfeitamente para uma dose saciante. O resultado é uma base de tarte de pastel de nata fina, crocante, estaladiça e muito saborosa.
Podem também usar massa folhada sem glúten de compra. O resultado não será o mesmo, mas poderás comer mais do que uma fatia!
Tarte de nata com recheio menos doce
Acontece-me frequentemente quando estou a adaptar receitas tradicionais ficar pasmada com a quantidade de açúcar que levam, muitas vezes, desnecessariamente. Por uma questão de gosto e também de saúde, esta receita leva quase um terço do açúcar da original e não leva natas. Para terem uma ideia, passamos de 200 gramas para 70!! O sabor, esse, mantém-se e por isso reduzir pareceu-me natural. Usei açúcar amarelo pois gosto de seu sabor e é menos refinado, mas a maioria dos açúcares são baixos em FODMAP.
Uma receita de pastel de nata low FODMAP, dois formatos
Optei pelo formato de tarte por ser uma festa e ser mais fácil a partilha entre todos. É também possível usar a receita para fazer 12 pastéis de nata individuais.
E se gostas de sobremesas cremosas, não percas este delicioso leite creme baixo em FODMAP.
Tarte de Pastel de Nata Low FODMAP
Ingredientes
- 240 g de massa filo* ou 1 rolo de massa folhada s/ glúten e low FODMAP
- 70 g de açúcar amarelo
- 70 g de maizena ou polvilho doce
- 5 gemas
- 1/2 L de leite sem lactose
- 1/4 L de água
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
Modo de preparação
- Coloca num tacho o leite, o açúcar, a água, a maizena, as gemas, o pau de canela e a casca de limão.
- Leva ao lume médio e deixa engrossar, mexendo sempre. Retira a canela e a casca de limão e deixa arrefecer.
- Forra uma tarteira com a massa (pica com um garfo se usares a folhada) e deita por cima o preparado.
- Leva ao forno pré-aquecido a 200ºc, durante 25 minutos ou até o recheio queimar um pouco. Retira e deixa arrefecer.
Elizabeth Costa
Onde compro a massa folhada sem glúten e low FODMAP?
Joana Oliveira
Olá Elizabeth. Eu uso esta da pasta dia que é bem tolerada. Há também no mercadona mas tenho que verificar de novo os ingredientes, já que por vezes mudam a receita.
Marta Guedes
Olá Joana.
Quero muito fazer esta tarte, adoro pastel de nata! Vou experimentar as duas versões, massa filo e massa folhada. Sugere alguma marca?
Obrigada pela ajuda ????
Joana Oliveira
Olá Marta! Boa! Massa filo sugiro esta e folhada esta. Podes encontrar ambas no Auchan. Bons cozinhados 😉
Cristina
Olá Joana, dá para substituir o leite por bebida vegetal? Se sim qual recomendas?
Obrigada
Joana Oliveira
Olá Cristina! Sim, recomendo a bebida vegetal de amêndoa. Vai dar um travo muito agradável à tarte. Espero que gostes 🙂