Como poupar na alimentação ao mesmo tempo que fazes a dieta low FODMAP? Estas 15 receitas saudáveis vão-te ajudar a economizar na carteira mas não na tua saúde digestiva.
A alimentação é das maiores despesas mensais de qualquer orçamento familiar. Para quem tem problemas digestivos, reduzir os FODMAP do que comemos ajuda a controlar sintomas desagradáveis. No entanto, esta redução passa por consumir produtos especiais como massas e farinhas sem glúten ou alternativas sem lactose, normalmente mais caros. Para diminuir esse gasto, vê em baixo 15 receitas saudáveis e nutritivas para poupares na alimentação desde o pequeno-almoço, mantendo a dieta baixa em FODMAP.
Pequeno almoço baixo em FODMAP, bom e barato
A primeira refeição do dia deve ser nutritiva e segura. Tomar o pequeno-almoço em casa é mais barato e consegues controlar melhor o que comes. Para receitas económicas e adaptadas à dieta low FODMAP vê esta granola, estas papas de aveia rápidas, estas panquecas ou este pão de frigideira. São opções seguras, muito nutritivas, com alto teor energético e mais baratas do que as de compra.
Anda sempre com snacks low FODMAP saudáveis
Opta por snacks saudáveis, como fruta baixa em FODMAP (consulta a app Monash FODMAP), cenoura/ pepino em palitos (não têm fodmap), mix de frutos secos (35g por refeição). Ou experimenta fazer estas barritas de cereais ou estas bolinhas energéticas. Saem mais em conta, são nutricionalmente melhores do que os snacks de compra, muito provavelmente altos em FODMAP.
Leva o almoço baixo em FODMAP para o trabalho
As marmitas saudáveis estão na moda e ainda bem! Ao preparar refeições em casa e evitar comer fora, estamos a poupar dinheiro e também a controlar melhor a quantidade de FODMAP que comemos. Estas três saladas-refeição baixas em FODMAP vão facilitar a tua semana e saciar-te sem gastar muito.
Outra opção é fazeres sopa baixa em FODMAP pois é rica em nutrientes, pobre em calorias, e uma das refeições mais económicas de preparar. Este minestrone é uma verdadeira refeição e quem quer emagrecer, pode fazer esta sopa sem batata.
Podes encontrar mais receitas exclusivas no eBook de refeições para a marmita low FODMAP.
Hidrata-te com bebidas saudáveis e com poucos FODMAP
A bebida mais saudável, barata e amiga da digestão é a água. É essencial ao nosso bem-estar e saúde, e devemos beber em média 2 litros por dia. Para facilitar a sua ingestão, experimenta estas águas aromatizadas caseiras e baixas em FODMAP. Os refrigerantes e bebidas alcoólicas são mais caros, nutricionalmente pobres e podem irritar o intestino.
Não desperdices comida, aproveita as sobras
Se sobrou carne ou arroz do jantar, não deites fora. Aproveita todos os restos para fazeres novas refeições. Estas almôndegas ou estas empadas com a carne que sobrou, ou esta quiche sem base com sobras de peixe grelhado, são apenas algumas ideias para reaproveitar alimentos. Estas e outras sugestões no eBook de refeições principais low FODMAP.
Organiza-te e aprende a poupar ainda mais!
Com um pouco de organização e esforço da tua parte, podes poupar ainda mais com estas dicas:
– Opta por comprar produtos baixos em FODMAP de marca branca, de preferência em promoção. São mais baratos e de qualidade idêntica.
– Planeia refeições semanalmente, faz em maior quantidade e congela. Assim evitas o desperdício e ao mesmo tempo poupas na fatura de gás e eletricidade.
– Investe no curso de cozinha low FODMAP que, para além de dicas práticas de poupança na cozinha e no dia-a-dia, inclui listas de compras de produtos mais em conta, um plano semanal, oferta de eBooks com dezenas de receitas simples e económicas e descontos em consultas de nutrição. O retorno é garantido, pois vais poder economizar sem teres que poupar na tua saúde!
Deixe um comentário