Devemos ou não evitar consumir laticínios com a Síndrome do Intestino Irritável? A culpa é da lactose? E o que diz a dieta low FODMAP sobre o assunto?
Já ouviu certamente falar que devemos reduzir o consumo de alguns lacticínios com a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Isto quer dizer que os devemos evitar completamente?
Comecemos por perceber o que é a lactose. A lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados. Para ser absorvida no intestino delgado, esta deve ser hidrolisada pela enzima lactase, encontrada nas vilosidades intestinais do jejuno. Algumas pessoas têm insuficiência da enzima lactase para quebrar a lactose. A lactose mal absorvida atrai água para o intestino delgado e passa não digerida para o intestino grosso, onde é fermentada pelas bactérias intestinais. A fermentação pode resultar em sintomas desagradáveis, incluindo distensão abdominal, flatulência, cólicas e diarreia. É a conhecida intolerância à lactose que pode ser temporária ou permanente. No caso de gastroenterites e na doença celíaca não tratada que causam danos às células das vilosidades intestinais, a condição é geralmente temporária e melhora quando estas se regeneram. Quando a causa da intolerância não é derivada de um dano no epitélio, normalmente é permanente.
Devo deixar de consumir laticínios com a Síndrome do Intestino Irritável?
Algumas pessoas com SII têm também intolerância à lactose, sendo que algumas conseguem tolerar alguns produtos lácteos, enquanto outras não. Esta diferença depende da quantidade de lactose presente no alimento e da quantidade de enzima que o nosso organismo produz. Ou seja, há pessoas que conseguem tolerar de 12 a 15g de lactose por porção, enquanto outras cerca de 1g de lactose por porção.
É também posssível uma reação à proteína do leite caseína. Embora a lactose seja frequentemente responsabilizada pelos sintomas da SII, existe alguma evidência de que a proteína do leite de vaca pode causar sintomas nalgumas pessoas. De salientar que neste caso estou a falar de uma sensibilidade a esta proteína em particular e não de alergia à proteína do leite de vaca, pois neste último caso não deve consumir leite nem os seus derivados. Estão a ser feitos estudos em pacientes com SII, com leites com a β-caseína A2, em vez da tradicional β-caseína A1. E estes estudos têm demonstrado que leites que contenham apenas a β-caseína A2 são melhores tolerados, mesmo em pacientes com intolerância à lactose. Por isso vamos aguardar que seja feita mais investigação nesta área.
A lactose na dieta Low FODMAP
A lactose é um dos 5 FODMAP a evitar na fase de restrição da dieta Low FODMAP. Porém, esta redução da lactose, não significa isenção da mesma. A dieta low FODMAP aconselha a consumir alimentos com um baixo teor de lactose e não sem lactose. E isto apenas na 1ª fase. O grau de tolerância depende de pessoa para pessoa e consegue-se identificar na fase de reintrodução da dieta Low FODMAP. E se por acaso já fez um teste de intolerância à lactose no passado e deu que tolera, pode continuar a consumir sem problema, não necessitando de a restringir na 1ª fase da dieta.
Alimentos com baixo teor de lactose
A manteiga, alguns queijos e iogurtes (ver lista em baixo) têm uma quantidade reduzida de lactose pois durante o seu processamento esta é degradada. É por isso que algumas pessoas intolerantes à lactose não toleram o leite, mas conseguem consumir os seus derivados.
Considera-se um alimento com baixo teor em lactose quando tem menos 1g de lactose por porção. Por isso, na dieta Low FODMAP, pode incluir na sua alimentação laticínios com esta quantidade de lactose (<1g por porção), ou optar pela versão sem lactose para consumir em maior quantidade.
Lista de laticínios permitidos na Síndrome do Intestino Irritável
- Todas as manteigas
- Leites sem lactose
- Iogurtes sem lactose > saiba tudo sobre iogurtes Low FODMAP.
- Queijos: Brie; Comté; Camembert; Feta; Manchego; Mozarela > lista completa de queijos low FODMAP.
- Natas batidas (60g). Ou sem lactose, a quantidade que quiser.
- Gelado de baunilha artesanal* (30g). Ou sem lactose, a quantidade que quiser.
* Muitos dos gelados de baunilha à venda em Portugal têm outros ingredientes altos em FODMAP. Por esta razão, aconselhamos versões mais simples como o gelado de baunilha artesanal na dose segura.
Conclusão, é um mito. Na 1ª fase dieta Low FODMAP pode consumir alguns laticínios, desde que tenham um teor reduzido de lactose. Posteriormente é importante fazer todas as fases da dieta Low FODMAP para identificar a dose que tolera sem sintomas.
Luciana
Oi Joana!
Adorei o seu Blog. Não só pelas receitas FODMAP, mas também pelos artigos a respeito.
Parabéns!
Joana
Olá Luciana! Muito obrigada pela mensagem 🙂 fico mesmo feliz por saber que gosta 🙂 Beijinhos
Ilda Carvalho Gabão Gabão
Olá Joana,. É a 1a vez q estou a ler os seus artigos, estou a adorar. Foi-me enviado por um amigo. Eu ainda não sei bem o q tenho, mas tudo indica que seja SII. Já marquei uma consulta de Gastro. Toda via, já estou a investigar sobre SII, porque os sintomas indicam q seja esse o problema. Muito obrigada pelos artigos publicados.
Joana
Olá Ilda! Fico contente que esteja a gostar dos artigos. O diagnóstico de SII pode ser por vezes demorado e por isso espero que o consiga rapidamente para assim poder atacar o problema rapidamente. E se for o caso, a dieta pode ajudar bastante. Um beijinho e força!
Susete Monginho
Muito obrigada pelo esclarecimento!
Joana
Feliz por poder ajudar 🙂