
Fique a saber neste artigo se podemos ou não comer iogurte na dieta low FODMAP. Quais os mais recomendados e quais as diferenças entre iogurte grego e tipo grego.
Se sofre da Síndrome do Intestino Irritável (SII), é possível que tenha intolerância à lactose e tenha que evitar laticínios. Os iogurtes normais contêm lactose, um FODMAP a evitar na 1ª fase da dieta Low FODMAP. Segundo a Universidade Monash, podemos tolerar apenas 1 colher de sopa de iogurte.
Os iogurtes sem lactose são os mais apropriados para os pacientes de SII.
Como alternativa vegetal temos os vegegurtes de coco, os únicos low FODMAP.
O iogurte grego tradicional é um iogurte ao qual foi retirado o soro (a parte aquosa do leite), reduzindo a quantidade de lactose presente. Este processo altera também a textura do iogurte (fica mais cremoso e espesso), e as suas propriedades nutricionais: possui um teor mais alto em proteínas, em gorduras e cálcio, e é um pouco mais calórico do que o iogurte normal.
O iogurte grego foi recentemente testado pela Universidade de Monash. Os investigadores concluíram que podemos comer até 23 gramas por refeição, não necessitando de ser sem lactose. Se desejar mais quantidade, então é preferível a versão sem lactose.
Quando vamos às compras é mais frequente encontrarmos à venda o iogurte tipo grego do que o iogurte grego. Muitas vezes as marcas disfarçam, colocando em letras pequenas ou na descrição o facto de ser tipo grego. O iogurte grego testado foi o tradicional por isso deve estar atento, já que o iogurte tipo grego pode dar sintomas. Um exemplo à venda em Portugal é o iogurte grego da marca Fage. O iogurte grego tradicional não contém outros ingredientes para além do leite, nata e culturas vivas. Por sua vez, o iogurte tipo grego pode conter leite em pó e vários outros ingredientes adicionados como: espessantes, estabilizados, gelatina, mistura de gomas, conservantes, que poderão ser altos em FODMAP. Em alternativa, pode optar pela versão sem lactose, mas esteja atento aos ingredientes. Uma boa opção é este iogurte grego sem lactose.
Se deseja comer um iogurte na dieta low FODMAP, será melhor optar pela versão sem lactose. O iogurte é também um substituto mais saudável de natas sem lactose. Pode fazer um recheio de quiche low FODMAP ou um cheesecake low FODMAP fresco, leve e cremoso. Use como topping de panquecas ou faça um molho de iogurte, que poderá encontrar no livro Dieta Low FODMAP.
Deixe um comentário