Esta receita de Cheesecake de Framboesa Low FODMAP é ligeira e muito cremosa! A sobremesa perfeita, mais saudável do que as receitas tradicionais, já que não leva natas. Querem adivinhar que ingrediente utilizo para as substituir?
A inspiração para esta receita de cheesecake low FODMAP veio de dois ingredientes que adoro: iogurte grego e doce de framboesa! Decidi criar uma receita que juntasse estes dois ingredientes, pois acabam de ser certificados low FODMAP pela Universidade de Monash. E foi assim que surgiu este Cheesecake de Framboesa Low FODMAP, com recheio de queijo creme sem lactose e iogurte grego em vez de natas, coberto com doce de framboesa e com base de bolacha low FODMAP. Adicionei ainda limão para equilibrar os sabores.
PODEMOS COMER DOCE DE FRAMBOESA!
O doce de framboesa foi agora testado e, como o doce de morango, é seguro (dose de 40g). Temos assim mais alternativas para colocar no pão e para fazer receitas como esta. Encontrei várias marcas de doces de framboesa low FODMAP, como esta compota da Bonne Maman e esta compota do Continente.
PODEMOS COMER IOGURTE GREGO!
O iogurte grego foi também recentemente testado pela Universidade de Monash. Os investigadores concluíram que podemos comer até 23 gramas por refeição. Para saber mais sobre o assunto leia este artigo sobre iogurtes low FODMAP.
Este cheesecake de framboesa low FODMAP é fresco, leve e cremoso. A sobremesa ideal para um jantar especial, que ficará muito bem numa mesa festiva.
E se está à procura de mais sobremesas frescas e especiais, veja estas bonitas tartes de maracujá e lima e este delicioso bolo de mousse de chocolate
Cheesecake de Framboesa Low FODMAP
Ingredientes
Para a base
- 200 g de bolachas digestivas Schär (Certificadas Monash) OU bolacha maria low FODMAP (gullón)
- 75 g de manteiga amolecida
Para o cheesecake
- 400 g de queijo creme sem lactose e low FODMAP*
- 90 g de iogurte grego tradicional FAGE ou tipo grego sem lactose
- 5 folhas de gelatina (9g)
- 6 colheres de sopa de água
- 50 g de açucar em pó
- 1/2 limão – raspas e sumo
- 160 g de doce de framboesa
Modo de preparação
- Num triturador, triture as bolachas em pedaços juntamente com a manteiga até obter uma pasta.
- Unte com manteiga uma forma de mola com fundo amovível de 23 cm.
- Forre o fundo da forma com o preparado de bolachas. Calque bem com a parte de trás de uma colher de sopa e leve ao frigorífico enquanto prepara o resto da receita.
- Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria durante 5 minutos.
- Escorra as folhas de gelatina e coloque-as a aquecer numa panela com 6 colheres de sopa de água durante alguns segundos ou até derreter. Deixe arrefecer.
- Bata o queijo creme, o iogurte grego, o açúcar em pó, o sumo e raspas de limão até obter um creme. Junte a gelatina derretida ao preparado, envolvendo bem.
- Verta esta mistura de consistência pastosa por cima da base de bolacha, alise bem com a parte de trás de uma colher de sopa e leve ao frigorífico até solidificar. Mínimo 6 horas, idealmente a noite inteira.
- Distribua por cima o doce de framboesa e volte a colocar no frigorífico até servir.
- Use uma faca fina e afiada para soltar cuidadosamente o cheesecake da borda da forma e retire-a.
- Fatie utilizando uma faca afiada. Limpe a faca entre cada fatia, para obter fatias limpas.
- Guarde o restante cheesecake no frigorífico até 5 dias.
Notas
Segundo a Universidade Monash, podemos comer até 23g de iogurte grego e 40g de doce de framboesa. A receita leva 4 vezes mais os dois ingredientes. Pode comer com segurança até 1/4 do cheesecake – 2 fatias grandes por refeição.
Deixe um comentário