Fique a saber neste artigo se os queijos podem causar sintomas nos pacientes com a Síndrome do Intestino Irritável e se podemos ou não comer queijo na dieta low FODMAP.
Se sofre da Síndrome do Intestino Irritável (SII) é possível que tenha intolerância à lactose, e deva evitar alguns lacticínios altos em FODMAP. Isto não quer dizer que tenha de deixar de comer queijo, porque muitos queijos são naturalmente sem lactose devido ao processamento a que são sujeitos. É o caso dos queijos curados e de alguns queijos moles e frescos. Se mesmo assim não consegue comer queijo é porque, como é um alimento rico em gordura, pode funcionar como gatilho de sintomas nalgumas pessoas.
O queijo tem o FODMAP lactose mas a maioria dos queijos tem pouca lactose, ou seja, menos de uma grama de lactose por porção, sendo por isso considerados sem lactose. Na dieta low FODMAP podemos consumir bastantes queijos, alguns deles na dose máxima de 40 gramas por refeição. Nestes casos podemos optar pela versão sem lactose, para comer sem limitações.
Brie
Camembert
Cheddar
Colby
Comté
Emmental (suiço)
Feta
Gruyere
Havarti
Manchego
Mozarela
Oaxaca
Parmesão
Parmigiano-reggiano
Pecorino
Cottage*
Haloumi*
Quark*
Ricotta*
Queijo creme*
De cabra em rolo*
Queijo fresco*
Vache qui rit – 1 triângulo (20g)
*até 40g por refeição OU sem lactose, a quantidade que quiser.
Para verificar que um queijo é low FODMAP este deve conter menos de uma grama de lactose por porção. Verifique na lista de ingredientes se o queijo tem uma quantidade de açúcar inferior a uma grama. Isto porque o único açúcar que o queijo tem é o FODMAP lactose. O queijo flamengo, o babybel e o queijo castelões, embora não tenham ainda sido testados, são low FODMAP. A maioria dos queijos flamengos têm a indicação sem lactose no rótulo, por serem naturalmente sem lactose (têm menos de 1g de lactose por porção).
Se fez o teste de intolerância à lactose e é tolerante, não precisa de retirar o FODMAP lactose na 1ª fase da dieta Low FODMAP. Ou seja, pode comer todos os queijos, mesmo os com alto teor de FODMAP.
A lactose não está incluída na acumulação – a lactose é digerida de forma diferente de outros FODMAP e é apenas uma preocupação para pessoas com a Síndrome do Intestino Irritável que também têm intolerância à lactose. Se tem intolerância à lactose, opte pelas porções verdes de alimentos que contenham lactose listadas na app e a acumulação não será um problema. Fonte: Monash FODMAP
Pode fazer inúmeras receitas low FODMAP com queijo. Esta massa com ricotta e nozes, um fettucine alfredo ou a massa viral de queijo feta no forno em versão Low FODMAP. Pode polvilhar queijo ralado por cima deste gratinado de legumes ou deste gratinado de massa de atum. Pode também fazer uma deliciosa quiche, uma frittata de legumes, pizza margherita ou usar como topping de saladas? E até fazer sobremesas incríveis com queijo sem lactose como este cheesecake de framboesa ou este tiramisu.
Deixe um comentário