Sabia que há alimentos que, mesmo sendo low FODMAP, podem ser um gatilho de sintomas gastrointestinais? Saiba quais são e como contornar a situação.
É frequente vermos na aplicação da Universidade Monash uma nota no final de alguns alimentos onde explica que, embora low FODMAP e bem tolerados pela maioria dos indivíduos com a Síndrome do Intestino Irritável (SII), podem ser irritantes do intestino.
Na verdade é bastante comum que a mesma pessoa não consiga digerir bem um ou outro alimento permitido na dieta, mesmo na sua dose recomendada. Trata-se de sensibilidades extra-fodmap causadas por certos alimentos gatilho que, mesmo sendo low FODMAP, podem causar sintomas.
Os mais comuns são:
Gorduras
A gordura afeta a motilidade intestinal e, quando consumida em excesso, pode ser um gatilho adicional de sintomas.
Universidade Monash
A ingestão de gorduras e alimentos gordos pode desencadear sintomas em alguns pacientes com SII. Os alimentos com maior teor de gordura são normalmente de difícil digestão e podem alterar a motilidade intestinal. Na presença de uma hipersensibilidade visceral, que é comum na SII, podem-se produzir sintomas desagradáveis.
SUGESTÃO: Se nota agravamento de sintomas quando consome alimentos gordos, evite o consumo de fritos, carnes gordas, maionese, queijos e natas. Este último, mesmo na versão sem lactose.
Cafeína
A cafeína, quando consumida em excesso, pode ser um gatilho adicional de sintomas.
Universidade Monash
A cafeína, presente no café, coca-cola ou bebidas energéticas, pode ser um gatilho de sintomas de SII. Isto pode acontecer porque esta altera a motilidade gastrointestinal, ou seja, acelera os movimentos do sistema digestivo.
Quando falamos de cafeína devemos ter em atenção o subtipo de SII, pois em casos de SII-obstipação, esta pode ser usada para estimular o funcionamento do intestino. A sensibilidade à cafeína deve ser por isso avaliada de forma individual em cada tipo de paciente. Alguns pacientes encontram alívio no seu consumo, outros conseguem tolerar 1 ou 2 cafés por dia, e alguns não a toleram de todo.
SUGESTÃO: Se notar sensibilidade quando consome alimentos com cafeína, limite o consumo desta à sua tolerância individual ou substitua por descafeinado (normalmente menos estimulante) ou outras bebidas como infusões e chás low FODMAP. Se beber chá preto ou chá verde, esteja atento aos sintomas. Estes possuem teínas, similares à cafeína embora melhor toleradas.
Bebidas alcoólicas
O álcool é irritante para o intestino. Aconselha-se uma ingestão limitada e só consuma álcool com alimentos.
Universidade Monash
As bebidas alcoólicas podem provocar sintomas em algumas pessoas, pois o álcool pode alterar a motilidade, permeabilidade e absorção intestinal. A sensibilidade a este varia de pessoa para pessoa, e por isso deve ser testada a tolerância individual. Para quem tolera, a moderação é a chave.
Veja aqui a lista de bebidas alcoólicas melhor toleradas e sugestões de consumo.
Comidas picantes
Os alimentos picantes contêm capsaicina, um ingrediente natural que produz um efeito picante e pode desencadear azia e dor abdominal em alguns indivíduos com SII. Limite a ingestão se os sintomas de SII ocorrerem após a ingestão de alimentos picantes.
Universidade Monash
Os alimentos picantes também podem desencadear sintomas de SII em algumas pessoas. Estes contêm capsaicina, que pode causar sensação de calor ou queimação.
SUGESTÃO: Se sente desconforto com as comidas picantes, evite pimenta preta, malaguetas e pimentos. Para dar mais sabor aos seus cozinhados, utilize ervas aromáticas e especiarias low FODMAP a gosto.
Aveia
A aveia em flocos é low FODMAP até às 52g. No entanto, algumas pessoas referem desconforto quando a comem, pois podem reagir à sua parte proteica e às saponinas que esta contém.
SUGESTÃO: Se sente desconforto com flocos de aveia pode substituir por flocos de quinoa, flocos de arroz ou flocos de milho sem glúten.
Produtos lácteos
A lactose é um FODMAP e por isso é frequentemente responsabilizada pelos sintomas da SII. A solução é preferir alimentos com baixo teor de lactose ou mesmo sem lactose. Mesmo assim, existe alguma evidência de que a proteína do leite de vaca ou caseína pode causar sintomas em algumas pessoas. Para saber mais sobre o tema, leia este artigo sobre se devemos ou não evitar lacticínios na dieta low FODMAP.
SUGESTÃO: Se nota reação, mesmo ao consumir o leite e derivados baixo em ou sem lactose, pode optar pela bebida vegetal de arroz ou de amêndoa, ou por iogurtes à base de leite de coco.
Outros gatilhos
Algumas pessoas podem também reagir a alguns compostos que existem nos alimentos, e que não são FODMAP.
Seguem os mais comuns:
- Salicilatos – encontrados em algumas frutas e vegetais, mel, chá, vinho e cerveja.
- Aminas – queijo, chocolate, conservas de peixe, bananas maduras, abacates maduros, tomates maduros, vinho e cerveja.
- Glutamatos – molho de soja, cogumelos, beringela, queijo, vinho.
- Aditivos artificiais, gomas, conservantes e corantes
Esta lista não é exaustiva e elenca apenas os alimentos low FODMAP gatilho mais comuns de crises de SII.
Conclusão
Aprender a identificar os alimentos que causam sintomas na Síndrome do Intestino Irritável (SII) é essencial para que consiga controlar os seus sintomas. Se consumiu um destes alimentos e teve sintomas desagradáveis, veja o artigo sobre como aliviar uma crise de SII.
As sensibilidades devem ser sempre avaliadas de forma individual, pois alguns pacientes toleram bem os alimentos que referi em cima, enquanto que outros podem ter sintomas com quantidades pequenas. Para identificar os alimentos a que tem sensibilidade o ideal é fazer um acompanhamento com um nutricionista.
Deixe um comentário