Receita infalível de pão no tacho low FODMAP e sem glúten caseiro, estaladiço por fora e fofo por dentro. Com opções para fazer com ou sem máquina de fazer pão e também na airfryer!
Um dos maiores desafios da dieta Low FODMAP é que, pelo menos durante as primeiras fases, temos que deixar de comer pão normal. Não é tanto por causa do glúten, mas sim dos frutanos que existem no pão de trigo. Podem saber mais sobre o tema neste artigo.
É por isso normal que me peçam regularmente receitas de pão que pareçam pão verdadeiro. Pois bem, depois de 7 anos a experimentar pães, finalmente consegui!!!
Este pão no tacho low FODMAP é o mais próximo que já estive de um pão normal por três razões:
- a côdea é crocante
- o miolo é molinho e arejado
- o sabor é excelente!
Primeiro segredo desta receita de pão low FODMAP
O segredo nº1 é a parceria fantástica com a Susana CF que, em jeito de brincadeira, um dia me prometeu uma receita imbatível de pão low FODMAP! A Susana é a criadora e administradora do famoso movimento Viva Sem Glúten, Portugal e a maior especialista de pães sem glúten que conheço! Ela trabalha muito com misturas de farinhas, como a Mix Pan da Schar, que infelizmente não é low FODMAP. Depois adiciona farinhas e féculas, numa alquimia perfeita de sabores e texturas, capaz de enganar os mais incautos!
Foi um processo muito giro de colaboração onde, partindo de uma base da Susana, fomos testando cada uma na sua cozinha, até chegarmos ao resultado que vos apresento hoje. E estou mesmo feliz por partilhá-lo convosco, caros leitores!! Susana, muito obrigada!! Fizeste de mim a intolerante aos frutanos mais feliz do mundo!
E se quiserem ver mais da sua magia em ação, visitem a sua página de Instagram Um Gomo de Amor Sem Glúten.
Segundo segredo desta receita de pão low FODMAP
…é cozer o pão num tacho que vai ao forno a altas temperaturas. E não é ideia nova! Certamente que se recordam do pãodemia da Filipa Gomes, inspirado no famoso e viral no knead bread.
Para melhores resultados recomendo que utilizem um tacho de ferro, mas pode também ser em inox (sem plásticos). Podem também fazer o pão num pirex com tampa ou então numa forma de bolo, cobrindo bem com papel de alumínio.
Se preferirem não usar um tacho, também podem fazer baguetes com a mesma massa. Vejam nas notas da receita como fazer.
Que farinhas utilizámos
ATUALIZAÇÃO MARÇO 2022: A farinha base usada nesta receita era a Free From Gluten – All-Purpose Baking Mix do Lidl juntamente com outras farinhas e féculas. Infelizmente alteraram a receita original e agora em vez de farinha de arroz como ingrediente principal, a mistura do Lidl tem maioritariamente amidos, o que prejudica a qualidade final do pão. A nova farinha do Lidl também é low FODMAP e pode ser usada em salgados como nesta deliciosa base de quiche mas não aconselhamos para esta receita de pão.
Depois de novos testes, sugerimos agora o preparado para panificação sem glúten do Mercadona. O resultado final é idêntico. Podem ver todas as marcas testadas com sucesso até agora nas notas da receita em baixo.
Se preferem usar farinhas em vez de misturas, ou se não toleram algum dos ingredientes em cima, podem guiar-se por este meu pão Low FODMAP versátil, que permite criar o vosso mix de farinhas favorito.
E sem mais demoras, aqui vai a fantástica e infalível receita. Ah e não se esqueçam de comentar em baixo e partilhar as vossas criações no Instagram, identificando @mygutfeelingblog e @umgomodeamorsemgluten.
Pão no Tacho (Low FODMAP, Sem Glúten)
Ingredientes
- 550 ml de água
- 1 colher de sopa de azeite
- 600 g de preparado para panificação sem glúten do Mercadona
- 1 colher de chá de sal
- 10 g (1 saqueta) de fermento de padeiro seco sem glúten para os celíacos
Modo de preparação
- Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão ou numa taça grande se fizer à mão. Comece por colocar a água e o azeite, seguidos dos secos, terminando com o fermento.
- Na máquina de fazer pão – Ligue no programa de 1h30 que amassa e leveda (Exo. Kenwood programa 10-massa). Ao fim de 5 minutos, mexa um pouco com uma espátula para descolar a massa dos bordos. É normal se a massa ficar líquida. Não necessita de juntar mais farinha.
- À mão – Misture bem os ingredientes com a mão durante alguns minutos. Deixe a massa repousar durante uma hora e meia, coberta com um pano de cozinha. É normal se a massa ficar líquida. Não necessita de juntar mais farinha.
- Coloque um tacho com tampa no forno vazio (sem massa) a pré-aquecer a 250ºC (aprox. 20 min). Assim que terminar o tempo, retire o tacho e forre com papel vegetal (com cuidado para não se queimar). Coloque a massa, tampe e volte a levar ao forno. Após 30 minutos, retire a tampa e deixe dourar durante aproximadamente 10 minutos ou a gosto.
- Como todos os pães sem glúten, este seca depressa e por isso aconselhamos a fatiar e a congelar. Depois basta retirar uns minutos antes de consumir, descongelar no micro-ondas e/ou torrar e está pronto a comer!
Ariane Rodrigues
Hello ! Would It be possible to get that recipe in English ? Thanks.
Joana
HI Ariane, just click the english flag on top and you’ll have it in English. Cheers!
Maria João
Pão ???? com muito bom sabor , adorei ????
Joana
Que bom 🙂 Muito obrigada pelo comentário!
Cláudia Silva
Olá, agradeço muito toda a partilha de informação e ajuda que encontramos neste blog e Instagram. Também já comprei o livro ????
Vou tentar fazer este pão, algo que também já não como há muito tempo.
Que quantidade podemos comer de uma vez?
Obrigada.
Cláudia
Joana
Olá Cláudia! Obrigada pela mensagem tão simpática 🙂 2 fatias é o aconselhado por refeição.
Catarina
Já fiz no tacho e é muito bom, mas dá o seu trabalho.
Se fizer na MFP no programa sem glúten, será que fica bom?
Obrigada
Joana
Olá Catarina! Eu diria que melhor não pois o resultado final é conseguido com as altas temperaturas do forno e com o uso do tacho. Há outras receitas de pão mais adaptadas à MFP.
Rute Figueiredo
Obrigada Joana por mais uma excelente receita!
Lanço o desafio para uma receita adaptada de pão/ croassant brioche ????????
Joana
Grata pelo comentário 🙂 anotado mas sem trigo não é fácil! 😉
Filipe
Olá Joana, você mencionou a utilização da farinha da Schar, que não era mix, uma vez que este contém glúten. Entretanto encontrei cá (estou na Bélgica) essa farinha que parece ser sem glúten. Achas que é confiável ? Obrigadissimo! https://www.farmaline.be/apotheek/bestellen/schar-mix-c-koeken/?expa=gs&ef_id=Cj0KCQjw6J-SBhCrARIsAH0yMZixWbAZqyn1VKEk53h-edDd2JhOmvpHd3zJFTKVrXvIpZkBxxH-LtgaAqd2EALw_wcB:G:s&gclid=Cj0KCQjw6J-SBhCrARIsAH0yMZixWbAZqyn1VKEk53h-edDd2JhOmvpHd3zJFTKVrXvIpZkBxxH-LtgaAqd2EALw_wcB
Joana Oliveira
Olá Filipe, as da schar não têm glúten mas por vezes têm FODMAP. Infelizmente essa também não é adequada para nós pois tem farinha de alfarroba. Agora no mesmo site descobri esta que parece ser nova e low FODMAP 🙂 fica só a nota que a farinha de aveia ainda não foi testada mas costuma ser bem tolerada.
Marta Guedes
Acabei de fazer o pãozinho! Estou ansiosa que arrefeça ????
Obrigada Joana, por toda a partilha e ajuda ????
Joana Oliveira
Olá Marta! De nada, espero que gostes 🙂
Marta
É possível referir as quantidades anteriores com a farinha do lidl? Ainda tenho dessa farinha em casa e gostava de tentar. E com que se juntava?
Obrigada
Joana Oliveira
Olá Marta! Podes usar as mesmas quantidades que na receita mas se for a nova não vai correr tão bem por tem muito amido.