A massa de queijo feta e tomates-cereja no forno de que todos falam, em versão low FODMAP e sem glúten. Uma receita fácil e simplesmente divinal!
Ultimamente tenho passado mais tempo no Instagram, onde acabo de inaugurar a série “Dicas de Cozinha Low FODMAP”. O objetivo é partilhar semanalmente dicas práticas e básicas de cozinha low FODMAP para tornar a vossa dieta mais fácil e agradável. Se ainda não viram, vão lá espreitar!
Ora estava eu a comentar com amigos a quantidade de vídeos de massa com queijo feta no forno no meu feed do Instagram, quando vi que o Casal Mistério também falava no assunto. Fiquei ainda com mais vontade de experimentar mas confesso que estava um pouco céptica.
Pois bem, o meu cepticismo evaporou-se por completo depois de dar a primeira garfada!
Esta massa de feta e tomate no forno low FODMAP e sem glúten é divinal, maravilhosa, deliciosa! E não estou a exagerar. Acreditem que vale todos os vídeos que vi sobre ela. Passou diretamente para meu top 3 de massas. E olhem que eu vivi em Itália, onde pude provar as melhores massas da minha vida!
A receita original de massa de feta e tomates no forno
Então imaginem um bloco de queijo feta numa travessa, rodeado de tomates-cereja, tudo regado com azeite e temperado com sal e pimenta preta (e malagueta, se gostarem de picante). 15 minutos no forno, mais um pouco a gratinar. Junta-se a massa cozida e umas folhas de manjericão e pronto! Fácil, hein? Tão fácil que a malta desconfia. Mas depois de provar esta maravilha, volto a dizer que vale todo o buzz à sua volta!!
Se quiserem ver a receita original desta uunifetapasta criada pela blogger finlandesa Jenni Häyrinen, cliquem aqui. Se quiserem saber mais ainda sobre o fenómeno viral que acompanha esta receita, leiam o post do Casal Mistério (link em cima).
A minha versão de massa de feta no forno
A receita original é feita com esparguete mas para este prato, preferi usar massa penne sem glúten. Também reduzi a quantidade de azeite, por sugestão da nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida. Isto porque, mesmo sendo low FODMAP, a gordura do azeite pode alterar a motilidade intestinal. Depois de fazê-la, confirmo também que a receita não precisa de tanta quantidade de azeite.
No receita original, a autora sugere gratinar na parte superior do forno. Eu acho que queima demasiado e por isso prefiro deixar a meio do forno para gratinar. Mais simples!
Adaptação à dieta Low FODMAP
Antes que perguntem, sim, o queijo feta é low FODMAP. A quantidade de lactose que tem é bastante residual. É por isso que aparece a verde na app da Monash e é por isso seguro para nós, como estes queijos. Tenham apenas atenção que o queijo é gordo e a gordura pode alterar a motilidade do intestino. Por esta razão não convém abusar. Siga a dose sugerida, ou seja, 1/4 da receita.
Esta receita de massa de feta e tomates no forno foi muito fácil de adaptar à dieta Low FODMAP. Apenas fiz estas duas modificações:
- usei massa sem glúten em vez de massa normal.
- reduzi a quantidade de massa sem glúten para seguir as recomendações da Universidade Monash. E também de tomate-cereja, já que estamos limitados a 45g por refeição. A receita é para 4 pessoas e leva 4x mais.
Como nesta massa com atum saudável e neste gratinado de massa de atum, estas receitas são ideais para um jantar rápido em família. Estão prontas em meia hora!
Ou então podem também optar por um jantar de pizza saudável e terminar com um menos saudável mas maravilhoso Tiramisu.
Tenham apenas atenção que, se é para crianças é melhor não colocarem a malagueta, pois fica tipo massa a la puttanesca. Que é como quem diz, bastante picante!
Vão lá comprar feta, experimentem e fico a aguardar os vossos comentários em baixo.
Massa de Feta e Tomates no Forno (Low FODMAP, Sem Glúten)
Ingredientes
- 350 g de massa sem glúten
- 200 g de queijo feta em bloco
- 180 g de tomates-cereja
- 100 ml de azeite
- 10 g (1/2) malagueta vermelha fresca picada e sem sementes opcional
- Pitada de pimenta preta
- Pitada de sal
- 5 g de folhas de manjericão
Modo de preparação
- Espalhe metade do azeite no fundo de uma travessa de ir ao forno. Ponha o bloco de queijo feta no meio. Junte a malagueta cortada por cima do queijo feta (opcional).
- Coloque os tomates à volta do queijo, envolvendo-os no azeite. Tempere com pimenta preta e sal e regue tudo com o restante azeite.
- Leve a meio do forno pré-aquecido a 200ºC durante 15 minutos. Coloque no grill e aumente a temperatura para 220ºC, deixando a gratinar mais 10 minutos.
- Coza a massa al dente, seguindo as instruções da embalagem e escorra.
- Retire o preparado do forno, desfaça ligeiramente o queijo e misture com os tomates. Junte a massa, envolvendo tudo muito bem.
- Sirva com folhas de manjericão fresco e regale-se!
Notas
da nutri
Quantidades permitidas na dieta low FODMAP:- tomate-cereja 45g (frutose).
- Ao comprar a massa deverá analisar o seu rótulo e confirmar se não tem nenhum ingrediente alto em FODMAP. Mesmo sendo low FODMAP, deverá evitar consumir mais do que 98g em crú / 217g depois de cozinhada (frutanos).
ATUALIZAÇÃO 2022 o tomate-cereja foi testados novamente e passou de dose máxima segura de 75g (frutanos) para 45g (frutose). A receita foi revista e atualizada tendo em conta esta mudança. A alteração foi mínima: passou de 200g para 180g de tomates-cereja. Para mais informações, podem ler as novas atualizações da Universidade Monash.
Receita revista e atualizada segundo as novas atualizações da Universidade Monash.
Paulo
Fabulosa!
Joana
Obrigada pelo comentário 🙂