
Tudo sobre as 3 fases da Dieta low FODMAP. Sabias que esta dieta se faz em três fases, cada uma com um tempo máximo preciso?
Este artigo vai ajudar-te a perceber como funciona cada fase da dieta, quanto tempo leva e como fazer.
A Dieta Low FODMAP é uma dieta em 3 fases que te ajuda a controlar os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII) e de outras doenças associadas:
– 1ª FASE – Eliminação
– 2ª FASE – Reintrodução
– 3ª Fase – Personalização
Na primeira fase de eliminação (ou restrição) trocas os alimentos altos em FODMAP por alternativas baixas em FODMAP. Dura de 2 a 6 semanas e o objetivo é o controle de sintomas. Curiosamente a Universidade Monash não gosta de lhe chamar fase de eliminação ou restrição mas sim fase da Dieta low FODMAP porque não eliminamos mas sim substituímos temporariamente os alimentos.
Nesta fase, depois de conseguires controlar os sintomas com a fase 1, reintroduz-se um FODMAP de cada vez com alimentos-teste durante três dias em doses crescentes. Dura entre 8 e 12 semanas e o objetivo é avaliar a sensibilidade individual a cada FODMAP: frutanos, GOS, lactose, frutose, sorbitol e manitol. Esta fase pode ser repetida uns meses mais tarde para ver se toleramos os FODMAP que não foi possível reintroduzir, já que as sensibilidades variam ao longo do tempo.
Nesta fase personalizas a dieta em função dos resultados dos testes da fase 2: introduzes os tolerados e reduzes ou retiras os pior tolerados. O objetivo é uma dieta personalizada de longo prazo. Não há uma dieta Low FODMAP personalizada igual a outra. Cada plano alimentar é pessoal e intransmissível.
A aplicação Monash FODMAP é um recurso valioso para te acompanhar nas 3 fases da dieta. O apoio de um nutricionista certificado pode também ser uma grande ajuda! Para recursos em Português tens o livro Dieta Low FODMAP e outros recursos digitais no blog My Gut Feeling.
Deixe um comentário