Tem dúvidas sobre a aplicação Monash FODMAP? Encontre neste guia para principiantes tudo o que precisa de saber sobre a aplicação móvel Monash University FODMAP diet, desenvolvida pelos criadores da dieta low FODMAP.
A única aplicação recomendada é a Monash University FODMAP diet desenvolvida pela equipa de médicos e investigadores australianos que criou a dieta baixa em FODMAP, um tratamento revolucionário para reduzir os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
A aplicação para smartphone Monash FODMAP foi desenvolvida na Austrália pela equipa de investigação da Universidade Monash, os criadores da dieta low FODMAP. Tem a maior base de dados disponível no mundo dos FODMAP de produtos e alimentos. Lançada em 2012, já ajudou milhões de pessoas com a Síndrome do Cólon Irritável. Foi descarregada em mais de 100 países em todo o mundo e alcançou o número 1 na categoria médica em mais de 50 países.
A aplicação é um guia para facilitar a iniciação à dieta low FODMAP. É uma ferramenta essencial para quem quer começar este tratamento, que ajuda a controlar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Permite saber quais os alimentos com demasiados hidratos de carbono fermentáveis (FODMAP) e as alternativas com menos FODMAP que os poderão substituir. É muito útil para fazer compras e/ou cozinhar, pois permite saber o que podemos ou não comer e em que quantidades por refeição.
A aplicação disponibiliza uma listagem de centenas de alimentos altos e baixos em FODMAP e quantidades permitidas. Está dividida em categorias: pão, cereais, arroz, massa, frutas, legumes, bebidas, etc. Inclui também uma caixa de pesquisa de alimentos. Cada alimento incluído na app é sujeito a testes nos laboratórios da Universidade Monash onde é definido oficialmente o grau de FODMAP tolerado. Temos assim acesso à lista completa dos alimentos testados em primeira mão e em permanente atualização.
A funcionalidade principal é o guia de alimentos permitidos e proibidos através de um sistema de semáforos simples (food guide). Inclui também:
– Informações gerais sobre a dieta e SII (booklet)
– Um guião para seguir as 3 fases da dieta (start the diet)
– Diário pessoal, que inclui um guia de reintrodução de alimentos para a 2ª fase da dieta (diary)
– Um sistema de filtro por FODMAP para as fases 2 e 3 (basta activar a função filter no food guide)
– Produtos e refeições low FODMAP certificados, por país (certified)
– Um coleção de mais de 80 receitas low FODMAP (recipes)
– Listagem internacional dos nutricionistas especializados na dieta por país (find a dietitian)
– Lista de compras, de favoritos e notas em cada alimento do food guide.
A aplicação está disponível para android e iOS. Não é gratuita e custa à volta de 7€, pagos apenas uma vez. Este valor é aplicado na investigação sobre a dieta. Ainda não está disponível em Português, apenas em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Para aceder, basta fazer o download da aplicação Monash University FODMAP diet.
Quando falamos de aplicações esta é a única recomendada. Se procura recursos em Português, o livro dieta low FODMAP inclui uma lista exaustiva de alimentos altos e baixos em FODMAP. A fonte de informação utilizada foi a aplicação Monash FODMAP e a seleção dos alimentos teve por base os hábitos alimentares dos portugueses. Inclui ainda mais de 50 receitas para facilitar as refeições do dia a dia, planos semanais com listas de compras e um diário de sintomas. No site My Gut Feeling encontrará também recursos e receitas low FODMAP em Português.
Deixe um comentário