Salada de Massa Caprese com Pesto caseiro low FODMAP. Receita fresca, simples e saudável. A refeição ideal para levar para o trabalho em dias quentes.
Sou fã de massas frias que podemos preparar rapidamente e levar na marmita para o trabalho. É também uma excelente opção para um almoço ligeiro em dias de maior calor.
Esta salada de massa caprese com pesto caseiro low FODMAP junta duas das minhas receitas italianas preferidas!
- A salada caprese, uma salada italiana simples servida como entrada. É feita com queijo mozarela fresco fatiado, tomate e manjericão e temperada com sal, orégãos, azeite e vinagre balsâmico. É low FODMAP! Para esta receita, optei por tomates e mozarela mini.
- O pesto, um molho italiano usado nas massas e noutros pratos. É feito à base de folhas de manjericão, pinhões, alho, queijo parmesão ralado e azeite.
O pesto é low FODMAP?
Um dos ingredientes principais do pesto tradicional é alho, que é alto em FODMAP. Já o queijo parmesão,embora ainda não tenha sido testado, é permitido. Isto porque tem menos de 1g de lactose por porção, sendo por isso low FODMAP. Por uma questão de total segurança, convém verificar no rótulo da embalagem se a proporção de hidratos de carbono/açúcares é zero ou menor do que 1g. Para saber mais, veja este artigo sobre queijo e a dieta low FODMAP. Os restantes ingredientes são seguros: manjericão, pinhões (até 100g) e azeite.
Ora, se o pesto de compra não é indicado para nós, então melhor fazer o nosso próprio molho pesto caseiro e low FODMAP. Para resolver o problema do alho, optei por utilizar azeite com infusão de alho. Podem optar por fazer em casa ou comprar. Tenham apenas cuidado com o azeite com alho de compra, já que convém coar ao utilizar para que os pedaços do alho não contaminem a refeição.
Para uma versão vegan, basta remover o queijo e para uma versão mais económica, podem retirar os pinhões. Ao retirarem estes dois ingredientes, ficam com o molho pistou, também ele ideal para incrementar massas ou sopas frias.
Vejam nesta publicação ideias para utilizar e conservar pesto caseiro.
Que massa devo usar numa salada de massa low FODMAP?
Para fazer saladas de massa frias, o ideal é usar penne ou fusilli sem glúten. Vejam nas notas da receita as minhas sugestões de marcas.
E se gostaram da receita, não se esqueçam de comentar em baixo e de dar as estrelinhas que acharem bem.
Salada de Massa Caprese com Pesto Caseiro (Low FODMAP )
Ingredientes
- 150 g de massa penne sem glúten sugestões de marcas nas notas
- 150 g de tomate-cereja
- 80 g de queijo mozarela mini
- Pitada de orégãos opcional
- Pitada de pimenta preta opcional
Para o pesto caseiro
- 40 g de manjericão fresco
- 80 g queijo parmesão ralado
- 30 g de pinhões
- 1 colher de café de sal
- 100 ml de azeite com infusão de alho
Modo de preparação
- Coza a massa seguindo as instruções da embalagem. Escorra e reserve.
- Coloque todos os ingredientes do pesto menos o azeite no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma pasta grossa. Adicione lentamente o azeite até ficar uma pasta cremosa.
- Numa saladeira, em duas taças ou num recipiente com tampa, junte a massa, os tomates-cereja, as mini mozarelas e por fim a quantidade de pesto que desejar (sugiro 1c. sopa por porção), envolvendo com uma espátula. Se gostar, pode polvilhar com uma pitada de orégãos e outra de pimenta preta. Sirva ou guarde no frigorífico coberta.
Notas
- Podemos comer 75g de tomates-cereja (frutanos). A receita leva o dobro e serve duas pessoas.
- Tanto os pinhões como os queijos são low FODMAP mas convém seguir as porções indicadas na receita para evitar acumulação de FODMAP.
- Massa penne rigate Rummo (ou fusilli)
- Massa penne do Auchan (ou fusilli)
- Massa penne rigate Garofalo
Deixe um comentário