Massa com pistou e pimento vermelho Low FODMAP. Receita vegan e sem glúten que pode também ser servida fria, como salada de massa.
Ciao Pesto, Bonjour Pistou!
Hoje partilho convosco uma deliciosa receita de massa com pistou e pimento vermelho low FODMAP. Um prato simples, rápido e saboroso, que pode também ser servido frio, em jeito de salada de massa, ou como acompanhamento.
Pistou é a versão francesa do pesto mas sem pinhões, e utilizado em França como entrada ou para condimentar sopas. Restava-me então experimentar se a combinação do molho pistou com massa funcionaria tão bem como o seu congénere italiano. E a verdade é que sim!! Este molho é maravilhoso em pratos de massa fria ou quente e tem a vantagem de não ter pinhões que, embora low FODMAP, são um pouco caros.
Esta minha versão do pistou low FODMAP omite também o alho, já que é alto em FODMAP. Acrescentei ainda pimentos vermelhos salteados, para dar mais colorido e sabor ao prato e optei por massa penne sem glúten, a minha preferida para saladas de massa (fusilli também funciona bem).
É possível conservar o molho pistou?
Sim! Se tiverem muito manjericão, podem aproveitar para fazer mais pistou e congelar (como na foto em baixo). Basta para isso adaptar as quantidades de manjericão que estão na receita no final, fazer o pistou e colocá-lo numa cuvete de gelo. Depois é só deixar congelar uma noite, retirar os cubos da cuvete e guarda-los num saco hermético no congelador. Para uma refeição rápida e deliciosa, adicione um cubo à massa cozida, acabada de escorrer, e este vai derreter com o calor. Et voilà, está pronto a servir!
E se gostam de saladas de massa, mão percam esta salada caprese com pesto. Uma delícia!
Massa com Pistou e Pimento Vermelho
Ingredientes
- 250 g de penne sem glúten eu usei de quinoa
- 1 pimento vermelho em cubos
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 dente de alho com a pele esmagado
Para o Pistou
- 32 g | 2 chávenas de folhas de manjericão
- 1/2 colher de chá de sal marinho
- 50 ml | 1/4 de chávena de azeite extra-virgem
Modo de preparação
- Coza a massa segundo as instruções da embalagem, escorra-a e coloque-a imediatamente debaixo de água fria corrente para parar o processo de cozedura (este pequeno truque permite que a massa se mantenha firme). Reserve.
- Numa frigideira, aqueça o azeite com o dente de alho em lume médio-alto. Retire o dente de alho e reduza o lume para médio. (é muito importante retirar o alho antes de adicionar os alimentos, para evitar que este contamine o prato com FODMAP's)
- Adicione o pimento e refogue durante aproximadamente 10 minutos ou até estar cozido, mexendo com frequência. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Para o pistou, triture o manjericão e o sal num processador de alimentos até obter uma pasta grossa. Adicione lentamente o azeite até obter uma pasta cremosa.
- Finalmente coloque a massa numa tigela ou travessa grande e adicione os pimentos vermelhos e o seu molho delicioso, misturando gentilmente para que a massa absorva todo o sabor.
- Sirva fria e adicione uma generosa quantidade de pistou. Coloque o resto do pistou numa tigela pequena e sirva-o juntamente com a massa ou congele como explicado em cima.
Deixe um comentário