Estas barras energéticas low FODMAP são o snack ideal para levar para o trabalho ou em passeio. Barritas fáceis de fazer, nutritivas e deliciosas! Uma receita vegan, sem glúten e sem lactose.
Estou há muito para partilhar convosco esta receita de barritas energéticas low FODMAP crocantes. Estavam pensadas para o livro Dieta Low FODMAP mas acabaram por não ser escolhidas por uma questão de espaço. Optei pela receita de bolinhas energéticas com flocos de aveia e cacau que são uma delícia e também super fáceis de fazer!
Esta receita, para além de ser fácil, nutritiva e descomplicada, tem outra coisa que adoro! A quantidade dos ingredientes é simples de memorizar porque anda à volta do número 4: 40g, 4 colheres de sopa,… É muito vantajoso pois simplifica a receita e torna-a mais fácil de executar. Faço isto sempre que posso, a pensar em vocês.
o que levam estas barras energéticas low FODMAP?
- Arroz tufado. Os cereais Rice Krispies da Kellogg’s são certificados low FODMAP pela Universidade Monash e podemos comer em maior quantidade! Explicação nas notas da receita.
- Sementes de abóbora e de linhaça
- Manteiga de amendoim
- Óleo de coco
- Maple syrup (xarope de ácer) ou geleia de arroz
- Topping de chocolate preto
E com estes ingredientes, as barritas ficam prontas num instante sem precisar de forno! Basta aguardar um par de horas no frigorífico, cortar e estão prontas!
Barritas aprovadas por nutricionista certificada Monash FODMAP
E como todas as receitas deste blog, esta receita de barras energéticas foi revista por um nutricionista certificado Low FODMAP. Vejam as notas da nutricionista no final das receitas. As que não têm notas, significa que não têm fodmap ou não têm dose máxima segura. Esta receita foi revista pela nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida, com quem colaboro regularmente.
E se gostaste desta receita, não percas a minha coleção de snacks low FODMAP saudáveis e seguros. São muito melhores que os de compra, seguros e feitos por nós sabem muito melhor!
Barras Energéticas Low FODMAP
Ingredientes
- 40 g de arroz tufado eu usei Rice Krispies da Kellogg's, certificados low FODMAP
- 4 colheres de sopa | 40g de sementes de abóbora
- 1 colher de sopa | 15g de sementes de linhaça
- 1/2 colher de chá de canela
- 4 colheres de sopa | 100g de manteiga de amendoim
- 4 colheres de sopa de maple syrup (xarope de ácer) ou geleia de arroz
- 4 colheres de sopa de óleo de coco
- 40 g de chocolate preto para o topping
Modo de preparação
- Forre uma travessa quadrada (20×20) com papel vegetal.
- Numa taça junte o arroz tufado, as sementes e a canela e misture delicadamente. Reserve.
- Numa panela com o lume no mínimo, derreta a manteiga de amendoim, o maple syrup e o óleo de coco mexendo com uma colher até borbulhar.
- Adicione de imediato esta mistura à taça dos secos e envolva com cuidado até ligar todos os ingredientes. Assim que os secos estiverem bem revestidos, transfira para a travessa.
- Espalhe a mistura uniformemente pelo fundo da travessa, sem deixar espaços. Vá pressionando com a parte de trás de uma colher de sopa. Coloque outro pedaço de papel vegetal por cima e pressione toda a mistura firmemente. É importante compactar a mistura com firmeza, para que as barras energéticas não se desfaçam ao cortar. Coloque no frigorífico durante 2 horas.
- Retire as barras do frigorífico, coloque numa tábua e corte com uma faca afiada em 12 partes iguais.
- Numa tigela pequena, derreta o chocolate negro no microondas, 30 segundos de cada vez, mexendo sempre. Repita o processo até o chocolate derreter e ficar homogéneo. Com uma colher de chá, faça rapidamente riscos de chocolate por cima das barritas e leve ao frigorífico até endurecer o chocolate.
- Guarde num recipiente hermético no frigorífico até 2 semanas.
Notas
da nutricionista
Quantidades permitidas na dieta Low FODMAP:- Arroz tufado – 15g (frutanos). O arroz tufado Rice Krispies da Kellogg’s tem certificação Low FODMAP e a dose segura é de 40g. Pode também usar com segurança ao pequeno-almoço com leite sem lactose, vegetal de amêndoa ou de arroz.
- Sementes de linhaça 15g – GOS
- Manteiga de amendoim – 50g (frutose). Apenas doses superiores a 150g apresentam teor moderado em frutose.
- Chocolate preto – 30g (lactose e frutanos)
Da minha cozinha para a vossa com amor,
Joana
Deixe um comentário