Restaurantes low FODMAP, como escolher! Mesmo que nas primeiras fases da dieta low FODMAP seja mais fácil e seguro cozinhar em casa, não quer dizer que não possamos ir ao restaurante de vez em quando.
Veja em baixo como escolher os melhores restaurantes com opções low FODMAP. Inclui dicas para comer fora e sugestões de menus seguros.
Para quem sofre de SII e segue a dieta low FODMAP, é importante ter em conta alguns factores na hora de escolher o local onde vamos comer.
Comece por fazer uma pesquisa de restaurantes e verifique se o menu tem opções seguras. Os ingredientes mais problemáticos são o alho e a cebola, pois são muito utilizados na confeção dos pratos e não aparecem listados no menu. Na dúvida, ligue a perguntar e explique que é intolerante a vários alimentos.
As churrascarias e steak houses oferecem alternativas que poderão ser low FODMAP.
Nos restaurantes de cozinha oriental, como os japoneses, chineses, coreanos e tailandeses também é possível encontrar opções seguras.
Restaurantes com menus para intolerantes são uma boa opção, já que estão mais sensíveis ao tema. Nos locais com oferta sem glúten podemos encontrar refeições sem trigo.
Nos restaurantes de comida saudável, como as opções são menos processadas, é mais fácil encontrar alternativas low FODMAP.
E se preferir que lhe entreguem a refeição em casa, veja estas dicas para encomendar comida take-away low FODMAP.
Restaurante tradicional bife ou peixe grelhado com batata cozida e salada mista sem cebola; omelete sem cebola com batata frita e salada mista sem cebola. Sobremesas: fruta low FODMAP (morangos, uvas, banana pouco madura), molotof, pudim abade de priscos.
Churrascarias frango assado ou churrasco com batata frita (evitar salsichas, podem ter alho e cebola)
Bio e vegetarianos poke bowl sem cebola ou bowl de salada com arroz integral, frango grelhado, salmão ou tofu e legumes low FODMAP.
Orientais sopa de miso, arroz, noodles de arroz, legumes ao vapor ou salteados (com legumes low FODMAP e sem alho nem cebola). Sushi, sashimi, bibimbap, rolinhos vietnamitas. Evite o caril, opte por fazer caril em casa.
NOTA IMPORTANTE: Confirme SEMPRE no local se os pratos não foram temperados ou cozinhados com ingredientes altos em FODMAP.
Pode acompanhar as refeições com uma cerveja ou um copo de vinho branco, tinto, verde ou rosé. Pode também beber um copo de espumante. Veja aqui a lista completa de bebidas alcoólicas low FODMAP. Evite refrigerantes e prefira um sumo de laranja natural, um chá de menta ou uma limonada. Se tolera café, pode tomar, já que é low FODMAP.
Sopa, pratos com molhos, arroz (exceto nos restaurantes orientais), massas e pizzas. Se encontrar pizzas sem glúten ou de fermentação lenta, opte pela margherita.
Comer fora na dieta low FODMAP pode ser um desafio e por isso espero que este artigo o ajude a tomar as decisões certas na hora de escolher o local e a refeição. E se correr mal, saiba o que fazer em caso de crise.
Deixe um comentário