
Receita rápida e deliciosa de caril de frango low FODMAP para um jantar fácil e seguro. Leva apenas 3 ingredientes e vem com opção camarão.

Esta deve ser uma das receitas mais simples e fáceis que já alguma vez partilhei! O seu sabor suave e exótico faz pensar todo o contrário, mas acreditem que o nível de dificuldade se aproxima do zero e a satisfação das 5 estrelas. Acho que vou passar a chamar-lhe caril expresso e infalível!
O caril é low FODMAP?
Sim. Segundo a Universidade Monash, podemos comer 1 colher de chá de pó de caril por refeição. O problema aqui é que a maioria das misturas de caril à venda em Portugal levam quase sempre alho e muitas vezes cebola. Mesmo que esta receita leve esta quantidade, eu prefiro fazer a minha própria mistura. Vejam aqui como fazer pó de caril low FODMAP.
Não aconselho a pedir caril no restaurante pois é muito difícil saber qual a quantidade e o tipo de caril usados (se ultrapassa 1 colher de chá por pessoa e se tem FODMAP). Outro problema de comer caril fora de casa tem a ver com o refogado, pois normalmente é feito com cebola.
Porque é que tenho que experimentar este caril de frango Low FODMAP?
- Leva apenas 3 ingredientes: frango, leite de coco e caril caseiro
- Fica pronto em 15 minutos!
- Todos vão adorar!
- Pode variar e fazer caril de camarão.
- É garantidamente low FODMAP!
O meu acompanhamento preferido para este caril de frango low FODMAP é arroz basmati simplesmente cozido em água a ferver com uma pitada de sal durante 10 minutos. Eu uso 1 chávena de arroz para 1 e meia de água, deixo evaporar e fica ainda na panela uns minutos a cozer no vapor. Fica soltinho, cozido no ponto e aromático.
Outra sugestão é no final picar um pouco de coentros ou salsa e servir por cima. Não é obrigatório mas dá um sabor ainda mais fresco ao prato.

Para os fãs de leite de coco como eu (e para aproveitar as sobras desta receita), aqui vão algumas sugestões:
- Salmão com leite de coco
- Moqueca de camarão
- Sopa de abóbora e leite de coco
- Gratinado de millet
- Frango com leite de coco e manteiga de amendoim
E se gostam de caril, não deixem de experimentar estas chamuças caseiras com papel de arroz.
Caril de Frango Low FODMAP
Ingredientes
- 300 g de peito de frango ou camarão cru e descascado
- Pitada de sal
- Pitada de pimenta preta
- 1 colher de sopa de limão opcional
- Fio de azeite ou óleo de coco
- 1 colher de chá de caril low FODMAP*
- 120 ml de leite de coco em lata
- 4 colheres de sopa de água
Modo de preparação
- Comece por cortar o peito de frango em cubinhos do mesmo tamanho. Tempere com sal, pimenta preta e limão (opcional) e reserve. Se optar por camarão descascado, basta descongelar se for o caso e temperar.
- Numa frigideira antiaderente em lume forte e untada com um fio de azeite ou óleo de coco, salteie o frango (ou o camarão) até dourar ligeiramente. O frango leva uns 7 minutos, o camarão um pouco menos.
- Junte o caril e envolva bem.
- Adicione de seguida o leite de coco e a água, mexa, tampe, reduza o lume para médio e deixe cozinhar uns 10 minutos.
- Sirva com arroz basmati e topping de salsa ou coentros picados (opcional).
Notas
da nutricionista
* 1 colher de chá de caril é low FODMAP mas aconselha-se a fazer a própria mistura de pó de caril low FODMAP, pois a maioria à venda em Portugal tem ingredientes altos em FODMAP adicionados (tais como alho e cebola). Se optar por utilizar o de compra, deverá verificar muito bem os ingredientes. A dose segura de leite de coco em lata é de 60g, doses acima ficam com um teor alto em sorbitol. A receita leva o dobro.A porção segura na dieta Low FODMAP é metade da receita.
Quando você diz dose segura, é uma dose diária ou uma dose entre as refeições? Tipo, eu posso comer 60g do leite de cocô no pequeno almoço e mais 60 no janta ou eu só posso comer 60 gramas diárias?
É por refeição. Veja este artigo sobre quantidades na dieta low FODMAP.