Adoro chamuças! E que saudades tinha de comer uma….
E como chamuças low FODMAP e mesmo sem glúten são praticamente impossíveis de encontrar por aí, resolvi fazer a minha própria versão. Encontrei dois grandes desafios…
Primeiro desafio:
A massa das chamuças é normalmente feita com massa filo ou à mão com farinha de trigo. Escusado será dizer que nenhuma destas opções é possível quando seguimos a dieta low FODMAP. Para poder fazer estas chamuças, inspirei-me nestas maravilhosas chamuças da Sarah, em que ela substitui a massa por folha de papel de arroz, à venda em supermercados orientais. Genial!
Segundo desafio:
Tradicionalmente as chamuças são feitas com caril, uma mistura de especiariais que normalmente contém alho e cebola em pó, ambos com alto teor de FODMAPs. Para resolver este problema, criei um caril low FODMAP caseiro, que poderão guardar e utilizar noutras receitas.
Estou bastante feliz com o resultado final. Mesmo que não sejam tão estaladiças como as originais, estas chamuças de frango low FODMAP compensam pelo sabor do seu recheio, uma mistura deliciosa de frango e vegetais low FODMAP e por serem mais saudáveis, já que não são fritas em óleo como as originais! Assim poderão comer mais do que uma chamuça sem culpas 😉
E se vos sobrar folhas de papel de arroz, porque não experimentar estes raviolis chineses recheados de camarão?
Chamuças de Galinha Low FODMAP
Ingredientes
- 8 folhas redondas de papel de arroz para rolos de primavera de 22 cm
- 300 g de frango picado
- 3 colheres de sopa de azeite + um fio para saltear os legumes
- 1 dente de alho com pele esmagado (para a infusão)
- Pitada de sal
- 75 g de cenoura cortada em cubos pequenos
- 75 g de pimento vermelho cortado em cubos pequenos
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 15 g de salsa fresca picada
- 1 colher de sopa de hortelã fresca picada (opcional)
Para o Caril
- 1 colher de chá de açafrão-das-índias (curcuma)
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1/2 colher de chá de cominhos moídos
- 1/2 colher de chá de cravinho moído
- 1/2 colher de chá de pimentão doce (paprika)
- 1/2 colher de chá de grãos de mostarda (opcional)
Modo de preparação
- Numa panela pequena em lume alto, faça a infusão do alho esmagado no azeite durante 2 minutos. Retire o dente de alho antes de adicionar os outros alimentos.
- Adicione o frango e refogue em lume médio durante 8-10 minutos, desfazendo a carne em pedaços até estar estar cozida e com um aspecto seco.
- Para fazer o caril, coloque todos os ingredientes em cima numa tigela e misture. Se optou por colocar grãos de mostarda, desfaça-os com um pilão e adicione-os à mistura.
- Deite uma colher de sopa do caril e o sal no preparado de frango, reduza o lume para médio-baixo e deixe cozinhar mais 5 minutos. Se a mistura estiver demasiado seca adicione 1 a 2 colheres de sopa de água. Reserve.
- Ao mesmo tempo, aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto.
- Adicione a cenoura e o pimento em cubos e deixe saltear durante 5-10 minutos, ou até que os legumes estejam cozidos "al dente".
- Adicione os legumes à panela com o frango e misture bem os ingredientes.
- Adicione a salsa, hortelã (opcional) e o sumo de limão, misture e retire do lume.
- Para fazer as chamuças, encha um prato de sopa com água morna. Uma a uma, coloque as folhas de papel de arroz na água e deixe amolecer, até que estas se tornem flexíveis (este passo é importante! O padrão deve estar ainda visível e não deve deixar o papel demasiado tempo na água senão irá romper).
- Retire a folha de papel da água e coloque-a numa superfície lisa e limpa. Usando uma faca bem afiada ou um cortador de pizza, corte o círculo de papel de arroz pela metade.
- Em cada metade, coloque uma colher generosa do preparado. Dobre com cuidado, criando um triângulo. Dobre a parte superior para selar a chamuça.
- Repita o processo com o restante preparado.
Deixe um comentário