Hoje trago-vos esta receita low FODMAP e vegan de sopa de abóbora e leite de coco com gengibre e raspas de couve-de-bruxelas. Fácil, deliciosa e muito nutritiva!
Para uma amante de sopa como eu, não tenho publicado tantas receitas de sopa como gostaria e é por isso que hoje vos trago esta sugestão e algumas dicas para fazer sopas low FODMAP.
Um dos grandes desafios desta dieta para mim foi reaprender a fazer sopas para as tornar low FODMAP, ou seja, sem alho nem cebola e com cuidado para evitar a acumulação de fodmaps presentes nos legumes.
Dicas para fazer sopa Low FODMAP básica
- Façam a base com alimentos 100% verdes como a cenoura, a batata e/ou a abóbora japonesa*.
- Adicionem a esta base, porções permitidas de um legume low FODMAP: curgete, (65g), chuchu (75g) ou nabo (75g), por exemplo.
- Depois de passada, adicionem legumes 100% verdes como espinafres, couve galega ou cebolinho.
Podem comer a quantidade que quiserem desta sopa, sem se preocuparem com a acumulação de fodmaps.
E posso fazer sopas low FODMAP mais elaboradas?
A resposta é sim! Esta sopa de abóbora e leite de coco é um bom exemplo. Leva apenas abóbora japonesa* como base, que depois é incrementada com raspas de couve-de-bruxelas e leite de coco, ambos em doses permitidas. Por fim, leva também gengibre que é low FODMAP e um excelente alimento com propriedades anti-inflamatórias. Se gostam da combinação de abóbora com gengibre, vejam também esta sopa.
No caso desta receita, basta seguir as notas finais relativamente à quantidade permitida.
Como diz o ditado: a necessidade aguça o engenho, e é por isso que esta receita de Sopa de Abóbora e Leite de Coco, para além de low FODMAP é também fácil, nutritiva, vegan e muito saborosa!
E vocês, têm alguma dica para fazer sopas low FODMAP? Se sim, não se esqueçam de partilhá-la nos comentários em baixo! A comunidade agradece.
Sopa de Abóbora com Leite de Coco Low FODMAP
Ingredientes
- 250 g de abóbora japonesa* sem sementes e cortada em pedaços
- 750 ml de água
- Uma pitada de sal
- 120 g de leite de coco cremoso
- 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado
- 75 g couves-de-bruxelas em raspas
Modo de preparação
- Raspe as couves-de-bruxelas usando um cortador de legumes ou uma faca. Reserve.
- Ferva a água numa panela grande e adicione a abóbora. Cozinhe em lume médio durante 20 minutos, até que a abóbora esteja mole.
- Adicione o gengibre fresco e o sal e triture a sopa com uma varinha mágica ou num processador de alimentos, até obter um puré cremoso.
- Acrescente as raspas de couves-de-bruxelas, coloque a tampa e cozinhe durante 5 minutos.
- Pouco antes de servir, misture o leite de coco.
Notas
- couves-de-bruxelas (frutanos) – 38g. A receita leva o dobro.
- leite de coco (sorbitol) – 60g. A receita leva o dobro.
Francisca
Olá Joana!
Penso q a abobora japonesa é a hokaido, correcto?
Sempre consumi c casca, será q posso continuar?
Obrigada
Joana
Olá Francisca! Obrigada pelo comentário. Infelizmente não é… A japonesa tem uma casca escura. Eu utilizo a hokaido também com casca sem sintomas, mas aconselho a que evitem na fase de eliminação. Aqui vai um link para produtores do Norte de Portugal que vendem as duas: http://www.cestaverde.pt/pt/produtos/ Espero ter ajudado.
Ana Carolina
Olá Joana. Que leite de coco recomendas? De lata? deve-se misturar usando a parte liquida e sólida ou apenas uma das partes? Obrigada
Joana
Olá Ana Carolina! Recomendo leite de coco de lata bem misturado. Podes colocar num recipiente e mexer antes de colocar na sopa.