Fique a saber neste artigo se a massa é low FODMAP. Saiba ainda que tipo de massa escolher e as quantidades mais indicadas para quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável.
Quem sofre de SII queixa-se muitas vezes que a massa provoca sintomas gastrointestinais. Durante muitos anos associou-se este fenómeno a uma sensibilidade ao glúten não celíaca, mas estudos recentes confirmam que se trata do FODMAP frutanos. Este será responsável pelos sintomas descritos por que sofre da Síndrome do Intestino Irritável e de outras patologias associadas.
Na dieta low FODMAP é não é permitido comer a habitual massa com glúten (de trigo, de espelta) em quantidades normais devido à alta concentração de frutanos (do grupo do FODMAP oligossacarídeos). A dose permitida é muito reduzida, 74 grama cozida, o que equivale cerca de 30g em cru.
Como alternativa, podemos optar por:
– Massa sem glúten baixa em FODMAP – máximo de 98g por refeição (217,5 g cozida). A massa sem glúten feita com uma composição de farinhas é normalmente melhor tolerada.
– Massa de quinoa – 155g cozida
– Noodles de arroz e massa kelp – 113g cozida
– Massa de grão-de-bico – 100g cozida
– Soba noodles de trigo sarraceno e trigo – 90g cozida
– Massa de wonton – 64g, 8 wontons
Para saber mais, consulte a aplicação Monash FODMAP.
Em Portugal, as opções de massas low FODMAP são variadas mas convém sempre ler os rótulos para ter a certeza que não têm outros FODMAP na composição. Veja aqui 6 sugestões de massas low FODMAP à venda em supermercados e lojas biológicas.
Inspire-se com esta coleção de receitas de massa que inclui opções de:
PEIXE massa com atum saudável, esparguete com camarão (na foto) ou gratinado de massa de atum;
CARNE massa com peru ou o autêntico esparguete à bolonhesa do livro dieta low FODMAP;
VEGETARIANO salada de massa com pesto caseiro, massa com espinafres, ricota e nozes ou a massa viral de queijo feta e tomates no forno.
Deixe um comentário