Quer se trate de uns dias na praia, uma escapadinha de fim-de-semana ou uma viagem ao estrangeiro, ir de férias e seguir a dieta baixa em FODMAP ao mesmo tempo pode criar muito stress. O que posso comer? Onde? Como evitar uma crise longe de casa? Neste artigo encontrará dicas para aproveitar as férias ao máximo sem sintomas desagradáveis!
Seja qual for o seu destino de férias, o mais provável é encontrar opções de alimentação low FODMAP disponíveis, seja em hotéis, restaurantes ou supermercados. É tudo uma questão de organização e pesquisa prévias.
Se possível, comece por escolher um alojamento com cozinha/kitchenette para que possa confecionar as suas próprias refeições. Desta forma poderá controlar o que come e fazer algumas refeições ao seu gosto pessoal. No mínimo, garanta que tem frigorífico e uma chaleira elétrica.
Pesquise nas redondezas se há supermercados e restaurantes com opções para intolerantes. Assim poderá fazer compras de uma forma segura e saber que tem opções para comer fora de casa quando não tiver vontade ou possibilidade de cozinhar.
Leve snacks baixos em FODMAP que ocupem pouco espaço e que possam desenrascar como nozes, amendoins, bolachas ou galetes. Não esqueça o seu pão habitual ou um pão embalado que sabe que não lhe faz mal ou ainda, se preferir, os seus cereais habituais embalados num saco hermético. Pacotes pequenos de leite sem lactose ou de bebida vegetal de amêndoa ou arroz são também uma boa opção.
Leve alguns medicamentos de venda livre para usar em SOS. Antidiarreicos ou antiespasmódicos podem ajudar no caso de ter uma crise indesejada. Colocar na mala uns pacotes de chá de hortelã-pimenta não ocupa espaço e podem vir a ser úteis para acalmar a digestão após as refeições.
Se estiver alojado num hotel, no buffet do pequeno-almoço opte por ovos, bacon e frutas low FODMAP como banana, kiwi, morangos, ananás ou laranja. Pode beber um copo pequeno de sumo de laranja. Pergunte se tem pão sem glúten, bebidas vegetais permitidas ou iogurtes sem lactose. Se não tiver, não hesite em usar os seus que trouxe na mala ou comprou no supermercado.
Se almoçar ou jantar fora, escolha refeições simples como carnes e peixes grelhados temperados apenas com sal e limão. Acompanhe com batata cozida ou frita e salada sem cebola. Evite sopas e comidas elaboradas com molhos. De entrada prefira azeitonas simples sem alho, e pergunte se tem pão sem glúten, que pode barrar com manteiga. De sobremesa, opte por uma peça de fruta low FODMAP. Se quiser um doce, peça um sorvete artesanal feito apenas com fruta baixa em FODMAP e açúcar ou uma mousse de chocolate caseira, mas pergunte se foi feita com chocolate preto e sem leite. O pudim molotof ou o tradicional pudim Abade de Priscos são low FODMAP.
A maioria dos hotéis e restaurantes estão atentos às necessidades dietéticas dos seus clientes, por isso não tenha receio em fazer perguntas ou pedidos especiais!
A água é a bebida mas segura mas pode também optar por uma limonada caseira, um pneu (água com gás, uma rodela de limão e açúcar) ou um copo pequeno de sumo de laranja natural.
Se tolera café, pode tomar, já que é baixo em FODMAP. Pode acompanhar as refeições com uma cerveja ou um copo de vinho.
E como é uma ocasião especial, pode também beber um copo de espumante. No que toca a bebidas brancas, opções baixas em FODMAP incluem vodka, whisky ou gin. Evite cocktails elaborados, rum, vinho do Porto e licores, pois a maioria tem demasiada frutose. Consulte aqui a lista completa de bebidas alcoólicas permitidas.
Uma boa dica é beber um copo de água entre as bebidas alcoólicas. Isso ajudará a evitar excessos e a manter-se hidratado. O ideal é beber com moderação e acompanhar sempre com comida, já que o álcool, à semelhança de outros alimentos, pode irritar o intestino.
Se optou por um local em que pode fazer as suas próprias refeições, veja estas 5 ideias de refeições low FODMAP fáceis e rápidas para desfrutar no alojamento ou levar na marmita.
Deixe um comentário