
Lasanha low FODMAP caseira e deliciosa, idêntica à original, para comer e chorar por mais! Também sem glúten e baixa em lactose.

Esta é uma daquelas receitas que tardei a publicar mas que adoro! É que comer lasanha fora de casa é quase impossível. A receita original leva demasiados FODMAP: massa de trigo, alho e cebola no recheio e farinha e leite no molho bechamel. Ou seja, convém evitar nas primeiras fases da dieta low FODMAP.
Esta lasanha low FODMAP leva um pouco de tempo a fazer mas é bastante simples de executar, ora vejam lá…
Lasanha low fodmap em 4 passos
- Primeiro faço um molho bolonhesa low FODMAP caseiro delicioso à base de carne picada, tomate e cenoura. Pode variar entre carne de vaca, porco, um misto das duas e mesmo de frango. Já fiz com todas elas e calha sempre bem. Esta receita pode também servir para fazer esparguete bolonhesa.
- Uso folhas de massa pré-cozidas de qualidade, como esta massa para lasanha sem glúten e low FODMAP da milaneza. Dica: como todas as massas sem glúten, esta precisa de mais líquido e é por isso que humedeço as folhas em água morna corrente antes de as utilizar.
- Cubro com molho bechamel caseiro, que já usei em inúmeras receitas como este gratinado de batata ou este souflé de cenoura. É low FODMAP e mais ligeiro do a receita tradicional.
- E finalizo com queijo ralado low FODMAP para gratinar. Costumo usar mozarela ralada.

Esta lasanha low FODMAP caseira é a solução para continuar a comer este prato tão apreciado. E tenho a certeza que vai agradar a toda a família!
E como leva o seu tempo a fazer, criei uma versão grande com 9 porções, que pode ser congelada. Assim terá mais do que uma refeição para aqueles dias sem tempo ou vontade de cozinhar.
E se procura mais receitas simples para os jantares de família, não perca a minha coleção de almoços e jantares low FODMAP.
Lasanha low FODMAP
Ingredientes
- 1 embalagem de folhas de lasanha sem glúten e low fodmap usei da milaneza
- 400 g de queijo mozarela ralado
Para o molho bolonhesa
- 900 g carne picada
- Fio de azeite ou de azeite aromatizado com alho
- 400 g de tomate enlatado aos cubos
- 1 cenoura cortada aos cubos
- 300 ml de água
- 2 colheres de chá de orégão secos
- Sal a gosto
- Raminho de salsa
Para o molho bechamel
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de maizena
- 200 ml de leite sem lactose
- 1 colher de café de sal
Modo de preparação
Molho bolonhesa
- Num tacho, aqueça o azeite em lume médio‑alto. Adicione o tomate enlatado e refogue por 2 minutos. De seguida, junte a carne picada, coloque a tampa e coza em lume médio‑alto, por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Adicione a água e a cenoura e deixe ferver. Reduza o lume para o mínimo, junte os orégãos, a salsa e tempere com sal. Cozinhe com a tampa por 40 minutos.
Molho bechamel
- Derreta a manteiga num tacho em lume brando. Junte a maizena e mexa até obter uma consistência homogénea. Coza durante 1 minuto, até engrossar.
- Junte o leite lentamente e mexa sem parar durante 5-10 minutos, até obter uma textura cremosa. Tempere com sal.
Montagem
- Numa travessa grande de ir ao forno, comece por cobrir o fundo com folhas de lasanha humedecidas com água morna corrente (para que amoleçam um pouco).
- Espalhe uma quantidade generosa de molho bolonhesa por cima e vá repetindo o processo até acabar as folhas de lasanha.
- Cubra a lasanha com o molho bechamel e coloque o queijo mozarela ralado por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até gratinar a gosto.
Notas
- O tomate enlatado deve ser limitado a 100g por refeição, senão fica com demasiada frutose. A receita leva 400g deste mas é para 9 doses.
- O queijo mozzarela é low FODMAP. A dose recomendada é 40g mas podemos tolerar mais. A partir de 630g tem um teor moderado de lactose. Algumas pessoas podem porém ser sensíveis à gordura, que pode afetar a motilidade intestinal.
- A manteiga é low FODMAP, já que praticamente não tem lactose. Algumas pessoas podem porém ser sensíveis à gordura, que pode afetar a motilidade intestinal. Porém, a receita leva apenas 2 colheres de sopa para 9 porções, não devendo provocar sintomas.
Receita revista e atualizada a 30 de Março de 2022, segundo as novas atualizações da Universidade Monash.
Deixe um comentário