A receita de hoje é inspirada no prato francês Gratin Dauphinoise, feito com batatas às rodelas e natas. Para além das calorias, as natas têm lactose por isso não são aconselhadas na fase de eliminação da dieta low FODMAP. Para este gratinado de batata e abóbora low FODMAP optei antes por um molho béchamel caseiro, excelente para gratinados.
Para além das tradicionais batatas, adicionei abóbora japonesa, para reduzir as calorias e aumentar os nutrientes. E também porque adoro abóbora e sempre me perguntei como ficaria neste prato 😉
O resultado é um acompanhamento delicioso, ideal para acompanhar peixe ou carne grelhados.
Este gratinado de batata e abóbora low FODMAP pode também ser servido como prato principal. Neste caso sugiro que o acompanhe com esta salada de Inverno.
Gratinado de Batata e Abóbora
Ingredientes
- 150 g batatas pequenas cortadas às rodelas muito finas
- 150 g abóbora japonesa cortada em fatias muito finas
- 2 colheres de sopa manteiga
- 2 colheres de sopa maizena
- 250 ml leite sem lactose
- 1 1/2 colher de chá sal
- Pitada de noz-moscada
- Pitada de pimenta preta
- Tomilho fresco opcional
Modo de preparação
- Num prato de forno, comece por colocar em camadas as batatas e a abóbora cortadas.
- Para o bechamel, utilize uma panela média e aqueça a manteiga em lume brando até derreter. Adicione a maizena e misture até obter uma consistência homogénea, cozinhando até que a mistura se torne amarela clara, cerca de 5 minutos.
- Enquanto isso, aqueça o leite e adicione-o em três vezes, mexendo continuamente até obter uma textura cremosa. Deixe ferver e continue a mexer constantemente durante 10 minutos. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta e deite sobre as batatas e a abóbora.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Leve ao forno entre 45 minutos a uma hora.
- Adicione o tomilho fresco e sirva.
Deixe um comentário