No que toca a tartes, a minha preferida é (ou era) sem dúvida a tarte tatin, uma sobremesa francesa à base de maçãs caramelizadas, e que é virada depois de ir ao forno. Por esta razão também é conhecida como bolo ao contrário. Ora, como na dieta low FODMAP não podemos comer maçãs 🙁 decidi experimentar algo novo – o ruibarbo – e o resultado foi surpreendente!
Sempre achei o ruibarbo um tanto ou quanto misterioso e nunca me atrevi a cozinha-lo. Ainda que muito apreciado no Norte da Europa e nos Estados Unidos em tartes e compotas, não é muito comum na nossa gastronomia.
O meu desafio era então criar uma tarte tatin low FODMAP sofisticada mas de execução simples, utilizando o ruibarbo. Optei por uma base de amêndoas, farinha de arroz, iogurte e azeite; e por caramelizar o ruibarbo com xarope de ácer para mascarar o seu sabor ácido. O resultado foi esta bonita tarte tatin que fez as delícias cá de casa!
Tentados a experimentar? Garanto que não vai desiludir!
Tarte Tatin de Ruibarbo Low FODMAP
Ingredientes
- 400 g de caules de ruibarbo (aprox.4) , lavados
- 70 ml de xarope de ácer
- 140 ml de azeite extra-virgem
- 130 g de açúcar amarelo
- 1 ovo
- 125 g de iogurte natural sem açúcar e sem lactose
- ½ colher de chá de essência de baunilha opcional
- 150 g de farinha de arroz
- 30 g amêndoas trituradas
- 1 colher de chá de fermento
- ½ colher de chá de sal
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Cubra uma forma redonda ou quadrada com fundo amovível com papel vegetal.
- Coloque os caules do ruibarbo no fundo da forma e pincele bem com xarope de ácer, guardando o resto para mais tarde. Leve ao forno durante 10 minutos e retire.
- Numa tigela grande misture o açúcar com o azeite e bata durante 2 minutos. Adicione o ovo até a massa começar a borbulhar.
- Adicione o iogurte e a essência de baunilha (opcional) e misture.
- Noutra tigela, misture a farinha de arroz, as amêndoas trituradas, o fermento e o sal e adicione lentamente ao preparado anterior, batendo até ficar tudo completamente misturado. Obterá uma massa espessa.
- Deite cuidadosamente a massa por cima do ruibarbo e leve ao forno durante 30 minutos.
- Retire do forno e deixe arrefecer na forma durante 30 minutos antes de vira-lo ao contrário e de remover cuidadosamente o papel vegetal.
- Antes de servir pincele com o restante xarope de ácer.
Notas
- de ruibarbo é de 150 gramas (a receita utiliza 400g);
- de amêndoas é de 12 gramas (receita utiliza 30g).
Deixe um comentário