
Esta receita low FODMAP de tomates recheados com millet (ou couscous de milho) e ervas aromáticas, é perfeita como acompanhamento ou como refeição ligeira. Um prato vegan e colorido, fácil e com diferentes opções de confeção. Para além do seu sabor fresco, estes tomates recheados ficam bem em qualquer mesa!

Como podem ver na foto que escolhi para o livro Dieta Low FODMAP, o tomate é um dos meus ingredientes preferidos. Para alguns é um legume, para outros um fruto, o tomate comum é um alimento versátil, fresco e low FODMAP. Atenção que, na dieta low FODMAP, as variedades roma e cereja têm um consumo limitado a 75g por refeição.
Uma das mil e uma maneiras de utilizar tomates é como “recipiente” comestível, recheado de alguns ingredientes básicos. Quando cozinhada no forno, a polpa do tomate liberta todo o seu aroma, ao mesmo tempo que concentra e intensifica os sabores do recheio. Uma delícia!
Porque devo experimentar estes tomates recheados?
Os recheios clássicos, como a carne picada, requerem normalmente algum tempo de preparação antes de ir ao forno. Ora, neste caso, basta juntar a polpa do tomate, o millet em crú (ou couscous de milho) e as ervas aromáticas, e levar tudo ao forno a assar. Fácil e rápido! E se não tiverem um dos ingredientes desta receita, proponho em baixo várias alternativas.
Diferentes combinações
- Legumes: tomate comum OU pimentos vermelhos OU beringela (vejam as doses low FODMAP nas notas da receita).
- Ervas aromáticas: cebolinho+orégãos OU manjericão+menta OU salsa+tomilho
- Cereais: millet OU quinoa OU cuscuz de milho sem glúten.
- Cobertura opcional (eu prefiro sem, mas podem adicionar se quiserem): pão ralado sem glúten OU queijo ralado low FODMAP como mozzarella ou flamengo.
Como podem ver, esta é uma receita versátil, fácil de fazer e com apenas 4 ingredientes (2 deles ervas aromáticas). É um dos pratos favoritos cá de casa! Normalmente acompanha peixe grelhado, mas também combina bem com carne de churrasco ou simplesmente como uma refeição vegetariana ligeira. E se gostaram da receita, não se esqueçam de deixar um comentário em baixo.
Tomates Recheados Low FODMAP
Ingredientes
- 6 tomates
- 12 colheres de sopa de millet não cozido
- 6 colheres de sopa de cebolinho fresco
- 6 colheres de chá de orégãos secos
- Pitada de sal
- Fio de azeite
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 200°C.
- Corte a parte superior de cada tomate para formar uma tampa e retire delicadamente a polpa central e as sementes com uma colher ou uma faca pequena. Pique a polpa com sementes e misture com o milllet, o cebolinho, os orégãos e sal a gosto.
- Encha os tomates com o preparado e transfira para uma travessa de ir ao forno.
- Regue os tomates com um fio de azeite. Coloque as tampas e leve ao forno pré-aquecido durante 45 minutos.
Notas
Dicas para combinações diferentes
- Legumes, 2 opções:
- Pimento vermelho. Pode utilizar 3 pimentos vermelhos. Corte os pimentos a meio, retire as sementes e encha com um ou dois tomates (picados aos quadradinhos) e o resto dos ingredientes mencionados em cima.
- Beringela. Pode utilizar 3 beringelas. Não deve comer mais de 75g de beringela por refeição, pois fica com teor alto em FODMAPs. Para o recheio, use um ou dois tomates picados aos quadradinhos e os ingredientes mencionados em cima. Antes de adicionar o recheio, corte a beringela a meio e faça vários cortes com uma faca afiada. Desta forma, vão cozinhar melhor.
- Ervas aromáticas: manjericão + hortelã OU salsa + tomilho. Se não tiver ervas aromáticas frescas, pode combinar uma erva fresca com uma seca.
- Cereais: quinoa OU cuscuz de milho sem glúten. Quinoa crua ou cuscuz de milho são boas opções para recheio. Ambos cozinham facilmente dentro dos tomates.
- Coberturas opcionais (eu prefiro sem, mas podem adicionar, se preferirem): pão ralado sem glúten OU queijo ralado low FODMAP, como flamengo ou mozzarella. Caso opte por adicionar coberturas, não coloque a tampa do tomate após rechear.
Deixe um comentário