Speculoos é um biscoito tradicional de Natal com especiarias do centro da Europa e que está a conquistar cada vez mais adeptos. Para que todos possamos provar estes doces, criei uma versão da receita original low FODMAP, sem glúten e vegan!
Segundo a tradição belga, os biscoitos speculoos, também conhecidos como biscoff, speculaas ou bolachas caramelizadas, são oferecidos às crianças a 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.
Estes biscoitos levam uma mistura rica de especiarias: canela, gengibre, noz-moscada, cravinho e pimenta branca e deixam a casa com um cheiro maravilhoso, ou spectaculooso!
Os moldes dos biscoitos tradicionais são em madeira e têm esculpidas diferentes imagens, desde o próprio S. Nicolau, a animais, moinhos, corações, etc. O resultado final são verdadeiras obras de arte! Se se entusiasmarem, podem comprar online, caso contrário, podem utilizar os moldes de fazer biscoitos tradicionais.
Biscoitos Speculoos Low FODMAP
Ingredientes
- 150 g farinha de arroz mais para polvilhar
- 70 g polvilho doce
- 1 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de mistura de especiarias para speculoos (ver em baixo como fazer)
- 100 g açúcar amarelo
- 6 colheres de sopa de azeite
- 5 colheres de sopa de leite de amêndoa
Mistura de especiarias para Speculoos
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 colher de chá de gengibre moído
- 1/2 colher de chá de noz-moscada
- Pitada de cravinho moído
- Pitada de pimenta branca
Modo de preparação
- Numa tigela grande, misture a farinha, o fermento, o sal e as especiarias.
- Bata o azeite e o açúcar durante 5 minutos ou até obter uma consistência homogénea. Se necessário, use um garfo para incorporar melhor os pedaços de açúcar.
- Adicione metade da mistura de farinha, o leite e misture. Adicione a restante farinha e bata durante aproximadamente 10 minutos, até obter uma massa leve.
- Leve ao frigorífico de 4 a 5 horas ou até ao dia seguinte.
- Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Polvilhe os moldes de speculoos levemente com farinha. Insira a massa nos moldes, pressione firmemente e role suavemente por cima usando um rolo. Apare o excesso de massa horizontalmente com uma faca. Remova delicadamente a massa do molde com as pontas dos dedos e coloque no tabuleiro. Este é um processo lento e delicado, mas vale a pena. Se não tiver moldes especuloos, basta espalhar a massa e cortá-la com um cortador ou um molde de biscoitos.
- Reduza a temperatura do forno para 180ºC e leve uma fornada de cada vez a cozer durante 15-20 minutos, dependendo do tamanho do molde usado.
- Deixe os biscoitos arrefecerem no tabuleiro durante 10 minutos antes de comer ou guarde num recipiente hermético (duram até 1 semana).
Rute
O que posso dizer Joana?? Estas bolachas são qualquer coisa. Não conhecia de todo a receita mas decidi arriscar pela curiosidade de bolachas cheias de especiarias e devo dizer que fiquei completamente fã e rendida. Nota 20 ???? Obrigada Joana pela companhia nestes dias tão difíceis que todos vivemos.
Joana
Muito obrigada pelo comentário! Fico mesmo contente por saber que gostou das bolachas 🙂 e com paciência, bolachas e muita imaginação, vamos ultrapassar isto 😉 um abraço virtual 😉