Receita de Bolinhos / Pastéis de bacalhau low FODMAP, especialidade da cozinha tradicional portuguesa adaptada aos ventres mais sensíveis, e com dicas para congelar e fazer no forno.
Perdi a conta às vezes que me pediram a receita de bolinhos de bacalhau baixos em FODMAP. E perdoem-me os leitores do sul, mas como minhota, digo sempre desta forma. Já a tinha feito e testado algumas vezes mas ainda não tinha tido a oportunidade de a fotografar e partilhar. Também já tinha criado uma versão mais económica e saudável de bolinhos de atum e vegetais que agradou muito aos meus seguidores.
Não como muitas vezes, até porque quem sofre de SII pode ter dificuldade em digerir fritos. Mas como uma vez não são vezes, não dispenso este petisco em festas e piqueniques, principalmente quando chega o Verão! Já tentei fazer no forno mas não gostei muito do resultado. Se mesmo assim quiseres evitar fritos, então segue em baixo a opção sem fritar.
Dicas para congelar bolinhos (pastéis) de bacalhau low FODMAP
Como faço esta receita poucas vezes, costumo dobrar as quantidades e congelar para fritar mais tarde. Faço assim:
- Compro bacalhau seco já cortado em postas e não congelado, pois não é seguro congelar duas vezes. O mesmo para a salsa.
- Para demolhar o bacalhau, encho duas bacias com água fria e coloco numa as postas mais grossas e na outra as mais finas, com a pele virada para cima. Guardo num local fresco e seco ou no frigorífico em dias de maior calor. Mudo a água 2 a 3 vezes por dia durante 2 a 3 dias e provo uma lasca para ver se já não está salgada. A bacia com as postas mais finas demora menos tempo.
- Depois basta seguir a receita em baixo até antes de fritar.
- Por fim, dispõe os bolinhos separados uns dos outros num tabuleiro que caiba no congelador. Leva a congelar no mínimo 4 horas, descola-os do tabuleiro com a ajuda de uma faca e guarda-os num saco de congelação até usar. Depois é só retirar a quantidade desejada e fritar em óleo bem quente ainda congelados.
Opção no forno sem fritar
Já disse em cima que não sou muito fã mas esta versão tem a vantagem de ser mais saudável.
Para fazeres estes bolinhos (pastéis) de bacalhau no forno, começa por pré-aquecer o forno a 200°C. Unta o tabuleiro de ir ao forno com azeite e coloca os bolinhos separados uns dos outros. Leve a meio do forno uns 20 minutos ou até ficarem douradinhos.
Mais receitas low FODMAP com Bacalhau
Bolinhos / Pastéis de bacalhau low FODMAP
Ingredientes
- 400 g de bacalhau demolhado
- 600 g de batatas
- 2 ovos
- 30 g (1 ramo) de salsa fresca picada
- 2 colheres de sopa de cebolinho fresco ou seco
- 1 colher de chá de sal ou a gosto
- Pitada generosa de pimenta preta (opcional)
- Óleo para fritar aprox. 1/3 garrafa
Modo de preparação
- Numa panela grande com água a ferver, coloca as batatas descascadas e cortadas em quartos e por cima o bacalhau. Deixa cozer durante 15 minutos ou até as batatas estarem cozidas (espeta um garfo). Se as postas de bacalhau forem finas, retira-as antes – quando estiverem cozidas – e deixa ficar as batatas até cozerem. Escorre.
- Deixa arrefecer as postas e desfia bem o bacalhau, retirando as peles e espinhas.
- Esmaga as batatas com um esmagador de batata ou no passe-vite.
- Junta tudo numa taça grande (ou no tacho usado para cozer) e adiciona os ovos, o cebolinho, a salsa picada, a pimenta preta (opcional) e retifica o sal.
- Mexe vigorosamente com uma colher de pau até obteres uma mistura cremosa.
- Retira uma colher de sopa do preparado e forma cilindros com a ajuda de duas colheres ou faz bolinhas com as mãos. Repete o processo até acabar o preparado.
- Frita-os em óleo bem quente. Vira os bolinhos para fritar uniformemente em todos os lados.
- Depois de fritos, coloca num prato com papel absorvente e estão prontos a servir.
Deixe um comentário