Aprenda a fazer estas deliciosas crackers de azeite e alecrim low FODMAP. Um snack salgado para degustar simples ou barrado com um paté permitido. Uma receita também vegan e sem glúten.
Há receitas que me dão muito prazer a criar. Esta foi uma delas! Já andava há muito tempo para fazer um snack salgado caseiro mas a concorrência com as batatas fritas e as tortilhas de milho de pacote era grande… Mas quando falamos de snacks saudáveis e pouco processados, naturalmente que nada se compara a uns bons crackers caseiros.
E foi com isto em mente que fiz estes crackers de azeite e alecrim low FODMAP e sem produtos lácteos. Não que não pudesse colocar manteiga ou alguns queijos low FODMAP, mas simplesmente porque sou fã de azeite nas receitas de bolachas e bolos. E também porque me parece interessante propor uma alternativa vegan. E se preferem as vossas crackers com sabor a queijo, também há solução. Experimentem colocar um pouco de levedura nutricional, que usei também na minha receita de almôndegas vegetarianas. Vão ver que terão crackers deliciosas com um ligeiro travo a queijo. Prometo! Mas mesmo a versão sem levedura é deliciosa. Isto porque criei uma mistura rica de especiarias, sementes e alecrim prontinha para viciar os mais reticentes. São tão irresistíveis que até os mais pequenos vão adorar!
Podem comê-las sozinhas (fi-las ontem e garanto que já quase desapareceram) ou barra-las com um paté low FODMAP como esta deliciosa pasta de azeitona ou este irresistível molho de tomate mexicano.
Estas bolachas crackers de azeite e alecrim low FODMAP são deliciosas, viciantes e muito saudáveis! E acreditem que são mesmo fáceis de fazer! É só experimentar uma vez e prometo que não quererão mais snacks de pacote! Mesmo sendo 100% low FODMAP.
Crackers de Azeite e Alecrim (Low FODMAP, Vegan, Sem Glúten)
Ingredientes
- 200 g de farinha low FODMAP e sem glúten*
- 1/2 colher de chá de fermento para bolos
- 2 colheres de sopa (30g) de sementes de linhaça trituradas
- 1 colher de sopa de alecrim triturado
- 1 colher de chá de sal fino
- 1/2 colher de chá de pimentão doce
- Pitada de pimenta preta
- 2 colheres de sopa (22g) de sementes de sésamo
- 1 colher de chá de levedura nutricional (opcional)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 100 ml de água
Modo de preparação
- Num triturador ou processador de alimentos, triture as sementes de linhaça e o alecrim.
- Numa tigela, misture todos os secos – farinha, fermento, linhaça e alecrim triturados, sal, pimentão doce, pimenta preta, sementes de sésamo e levedura nutricional (opcional).
- Junte o azeite e incorpore bem todos os ingredientes com uma colher, até obter uma textura granulada.
- Adicione a água aos poucos e vá moldando a massa com as mãos até obter uma bola fácil de estender e que se despega facilmente da tigela. Se necessitar de mais água, vá juntar uma colher de sopa de cada vez. Se vir que está muito líquida, adicione mais farinha, também uma colher de sopa de cada vez. Isto dependerá bastante da mistura de farinha que usar, já que há umas que necessitam mais de água do que outras.
- Estique a massa com um rolo de massa, entre duas folhas de papel vegetal, até obter uma espessura de cerca de 3mm. Convém fazer o mais finas possível para ficarem estaladiças. Senão ficam também demasiados duras e difíceis de trincar.
- Coloque a massa estendida num tabuleiro de ir ao forno, retire a folha de cima e leve ao frigorífico enquanto pré-aquece o forno a 180ºC; mais ou menos 10 minutos.
- Retire o tabuleiro do frigorífico e com um cortador de pizza ou uma faca, corte a massa de maneira a obter quadrados de aproximadamente 3cm (não é necessário separar os mesmos).
- Leve as crackers ao forno 25-30 minutos, ou até dourarem (esteja atento para não queimarem).
- Retire do forno e deixe arrefecer antes de as separar. Ao arrefecerem irão ficar mais duras e crocantes. As crackers separam-se facilmente com as mãos.
- Guarde num recipiente bem fechado.
Joana Malheiro
Quanto tempo duram depois de feitas?
Joana
Até uma semana, se resistirem 😉
Elisa
o que é levedura? Sabe a palavra em brasileiro?
Joana
Olá Elisa. Levedura nutricional tem o mesmo nome no Brasil e em Portugal. Deixo um link com mais informação: https://www.tuasaude.com/levedura-nutricional/
Camilla
Oi joana. Sou brasileira e na busca por receitas lowFodmap te encontrei no instagram. Se eu for substituir essa farinha pronta por farinhas de arroz, fécula de batata, etc, quais e qual quantidade eu deveria usar? Você saberia me dizer?
Desde já agradeço a sua atenção! E obrigada por tornar a nossa vida mais fácil e saborosa durante a dieta (mas não só na dieta!! pretendo continuar cuidando mesmo depois de passar por essa etapa!) 🙂
Joana Oliveira
Olá Camilla! De nada 🙂 Pode usar 150g de farinha de arroz integral + 50g de fécula de batata, ou então 100g farinha arroz + 50g de farinha de trigo-sarraceno ou de milho + 50g de fécula ou maizena. Bons cozinhados 🙂
Camilla dos Santos Tibúrcio Machado
Joana, fiz usando a mistura de farinha de arroz com trigo sarraceno e fécula e ficou maravilhoso. Amei! O sabor do alecrim sensacional!!
Joana Oliveira
Que bom, Camilla! Obrigada pela mensagem 🙂