E se vos disser que podem fazer o frango assado mais saboroso, suculento e tenro de todos os tempos apenas com um limão, uma pitada de sal e um fio de azeite? Asseguro-vos que é possível! Apenas terão que esperar pacientemente 1h30 para provar o melhor frango assado do mundo! E não estou a exagerar!
Gosto de pensar neste prato como a primeira refeição especial que aprendi a confeccionar. Aprendi a fazê-la com a Adélia, uma querida amiga da minha avó, que achava que eu ia passar fome na universidade. Foi assim que decidiu escrever-me um livro de receitas de sobrevivência que guardo religiosamente até hoje. E lá está esta fantástica receita de frango assado com limão, ou melhor, como ela dizia a rir-se muito, frango à maricas (já vão perceber porquê ehehe), com uma notinha a dizer para ocasiões especiais. A Adélia tinha tudo pensado!
Qual é o segredo deste frango tão tenro e suculento?
O segredo está no limão! Basta coloca-lo inteiro, sem qualquer corte, no traseiro do frango (daí o nome) antes de ir ao forno. Imagino que deva existir alguma explicação científica para o que um limão fechado faz no interior de um frango, mas infelizmente a Adélia nunca a partilho comigo. O que eu sei é que quando fiz esta receita pela primeira vez aos meus colegas de residência, nem queriam acreditar que era a primeira refeição a sério que fazia. Na verdade, aprendi a fazer pão e bolos aos 7 anos com a minha avó Itália (sim, como o país) e adorava! Não estava lá muito interessada noutro tipo de cozinhados mas tudo mudou aos 18 anos por causa do livro de receitas que a Adélia me fez!
E qual será o melhor acompanhamento para este prato?
Para acompanhar este prato, escolhi um stoemp (diz-se stump). Um quê? É um acompanhamento belga muito famoso, que consiste num puré de batata com legumes, normalmente cenouras, couve ou aipo e que é servido com boudin (uma espécie de morcela), carne assada ou salsichas frescas. É delicioso e uma excelente forma de comer vegetais!
E para tornar a receita ainda mais especial, dei ao puré de legumes a forma de batatas duchesse, como podem ver em baixo na fotografia. Vejam as instruções na receita no final.
Esta refeição é 100% low FODMAP e pode ser uma boa escolha para o Natal! Uma ave mais pequena, com uma carne menos seca, e um puré mais saudável, com uma bonita apresentação.
E se experimentarem estas receitas, não se esqueçam de comentar em baixo ou de colocar as vossas criações no Instagram, mencionando @my_gut_feeling
Frango Assado com Puré de Legumes
Ingredientes
- 1 frango inteiro de 1,5 kg, sem miúdos
- 1 limão médio
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pitada de sal
Para o puré de legumes
- 6 batatas médias descascadas e cortadas em metades
- 2 cenouras médias descascadas e cortadas em pedaços de 3 cm
- 75 gr couve branca cortada em fatias finas
- 250 ml leite sem lactose
- 1 ovo
- 2 colheres de chá de noz-moscada
- PItada de sal
- Pitada de pimenta
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Coloque o frango numa assadeira grande.
- Insira o limão inteiro dentro do frango, tempere com sal, regue com azeite. Tenha muita atenção em NÃO abrir ou cortar o limão. Se o fizer, o frango ficará com sabor amargo.
- Leve ao forno durante 40 minutos. Abra o forno, retire a assadeira e faça pequenos cortes no frango com uma faca afiada, com cuidado para não perfurar o limão. Com uma colher, regue o frango com o molho que entretanto se formou na assadeira.
- Leve de novo o frango ao forno durante mais 40 minutos, sem necessitar de o virar.
- Enquanto o frango está a assar, coloque os legumes numa panela grande com água a ferver e uma pitada de sal.
- Quando os legumes estiverem cozidos, escorra e esmague os legumes, idealmente com um esmagador de batata. Evite usar um passevite ou a varinha mágica, já que o stoemp tem uma textura mais grossa do que o puré tradicional.
- Com uma colher de pau, incorpore bem o leite e o ovo e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
- Sugiro servir o puré de legumes em forma de batatas duchesse. Para tal, insira o puré num saco de pasteleiro com boquilha em forma de estrela. Pressione o saco e vá enchendo círculos de 4 cm de diâmetro de fora para dentro.Coloque-as espaçadas umas das outras num tabuleiro a 180ºC durante 40 minutos ou até as batatas duchesse ficarem douradas.
- Sirva com o frango à maricas 🙂
Cláudia Argenton
Olá! Boa tarde! Linda receita e explicação (hahaha). Somente fiquei em dúvida se retira ou não a pele do frango para assar. Obrigada, Cláudia!
Obs.: Parabéns pelas receitas e capricho e compartilhar!
Joana
Olá Cláudia 🙂 Obrigada ehehe pode deixar ficar a pele do frango. Vai ver que é muito saboroso! Abraço, Joana
Miriam Trovão
Receita excelente. Muitooooo saboroso o franguinho! Obrigada pela partilha ????
Joana
Muito obrigada pelo comentário, Miriam! Fico mesmo feliz 🙂