
Esta salada no frasco low FODMAP é uma refeição ligeira e saudável para acompanhar com pickles de beterraba e acelgas recheadas com arroz.
A minha proposta de hoje é esta salada no frasco para levar para o trabalho. A ideia é colocar a salada e o vinagrete num frasco com tampa e mexer antes de comer. O embalar do transporte do frasco também ajuda a temperar bem a salada. Uma delícia!
Depois pensei em dois acompanhamentos: uns pickles rápidos de beterraba e acelgas recheadas com arroz, ao estilo grego.
A beterraba é low FODMAP?
Como muitas vezes nesta dieta, tem muito a ver com quantidades e com a forma que são processados. Estou-me a lembrar por exemplo do grão-de-bico ou das lentilhas que devem ser consumidos em lata, pois o processo reduz a quantidade de FODMAPs do alimento. E no caso da beterraba, a sua forma em pickles reduz os fodmaps e aumenta a quantidade permitida, passando de 20 gramas para 75! Genial! Mas…
Como é que se fazem pickles de beterraba?
Podemos chamar-lhes de pickles rápidos ou pickles expresso e são muito fáceis de fazer! Também vamos precisar de outro frasco que possa ser selado. Depois é só levar o vinagre um pouco ao lume, esperar uma hora e pronto, pickles prontos a comer!
Acelgas recheadas com arroz?!
Como gosto sempre de propor receitas para o nosso dia-a-dia, achei que a salada e o pickles poderiam não ser o suficiente para saciar a fome em dia de trabalho. Foi assim que resolvi adicionar à minha proposta um pouco de hidratos de carbono. Como sou uma grande fã de acelgas e de arroz, não foi difícil pensar numa receita que combinasse as duas. Inspirei-me também em dois pratos: na receita do meu mais que tudo de acelgas recheadas com carne picada e na Dolma, a especialidade grega de folhas de videira recheadas com arroz. E o resultado foi umas deliciosas acelgas recheadas para acompanhar a nossa salada no frasco. E pronto, missão cumprida! Espero que gostem 😀
Salada no Frasco Low FODMAP
Ingredientes
Para a Salada
- 75 g de alface frisada
- 75 g de rúcula ou mizuna
- 16 g de salsa picada
- 16 g de coentros picados
- 65 g curgete cortada em juliana, estilo “esparguete” (opcional)
Para o Vinagrete
- 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de pasta de sésamo tahini
- Pitada de sal
- Pitada de pimenta preta
Para os Pickles de beterraba
- 100 ml de vinagre de maçã
- 100 ml de água
- 50 g de açúcar amarelo
- Pitada de sal
- 75 g beterraba cortada às fatias muito finas
Para as Acelgas recheadas
- 75 g Acelgas
- 1 chávena arroz branco cozido
- Pitada de sal
Modo de preparação
- Prepare o vinagrete adicionando todos os ingredientes numa tigela pequena. Misture bem até obter uma consistência homogénea. Prove e ajuste os temperos, se necessário e coloque num frasco grande hermético.
- Lave bem a alface e a rúcula e coloque-as no frasco após o vinagrete. De seguida coloque a curgete, e outra camada de alface e rúcula. Se desejar, adicione uma camada de pickles de beterraba (aprox. 20 fatias finas) no final. Antes de fechar o frasco, adicione a salsa e os coentros picados.
- A sua salada está pronta para levar. Antes de utilizar, agite bem o frasco para que o vinagrete envolva os restantes ingredientes.
Pickles de beterraba
- Combine todos os ingredientes para os pickles, excepto a beterraba, numa panela pequena e leve ao lume até que o açúcar se dissolva (cerca de 1 minuto após levantar fervura). Retire do lume e reserve. Corte a beterraba em fatias muito finas e coloque num recipiente hermético. Adicione o líquido morno e deixe repousar sem tampa durante uma hora. Sele o frasco e leve ao frigorífico até utilizar. Pode guardar os restantes pickles no frigorífico durante uma semana.
Acelgas recheadas
- Numa panela grande com água a ferver, coloque as acelgas, adicione uma pitada de sal e deixe cozer durante 10 minutos ou até que a parte branca amoleça. Retire as acelgas e escorra bem. Delicadamente abra cada folha e coloque um pouco de arroz no meio da folha. Dobre as laterais, cobrindo o arroz e depois a ponta da folha e vire na direção do caule. Repita até que todas as folhas estejam recheadas de arroz.
Notas

Deixe um comentário