
Conheça um dos maiores mitos da dieta low FODMAP. Neste artigo saberá se a dieta low FODMAP é ou não para sempre.
E a resposta é…
As duas: facto e mito. Parece confuso? Veja as explicações aqui em baixo.
a dieta Low FODMAP não é para sempre
A dieta low FODMAP funciona por fases. Muitas pessoas pensam que a primeira fase da dieta é para seguir durante toda a vida, mas não é verdade. Esta fase de eliminação ou restrição deve ser seguida durante um período curto (durante 4 a 6 semanas), sob a orientação de um nutricionista especializado na dieta. É pois muito importante fazer esta fase de forma correta para controlar os sintomas e para saber exatamente quais os alimentos que terá de evitar de forma permanente.
Agora pode estar a pensar: Mas se é uma dieta em que sinto melhoras, porque motivo não a devo seguir para sempre? Em consulta é muito frequente os pacientes terem tantas melhoras, ganharem tanta qualidade de vida (que já não tinham há anos), que não querem avançar para as fases seguintes. Mas temos que avançar, não podemos ficar na fase de restrição por tempo indeterminado.
Vamos explicar-lhe os motivos porque não deve fazer a fase de restrição/eliminação da dieta durante muito tempo. Muitos alimentos ricos em FODMAP têm um efeito prebiótico, ou seja, servem de alimento e promovem o crescimento de bactérias boas no nosso intestino, logo a sua restrição a longo prazo não é aconselhada. Por outro lado, como a dieta é restritiva, se for feita durante muito tempo (e em particular sem acompanhamento), pode comprometer a ingestão de fibras, cálcio e vitamina do complexo B.
Desta forma, torna-se fácil perceber os motivos pelos quais não deve ficar na 1ª fase da dieta durante muito tempo. Por isso, as indicações são que se faça a fase de restrição da dieta, durante um período de tempo curto. Tendo uma melhora ao nível dos sintomas (cerca de 75% das pessoas tem), deve avançar para a fase seguinte, que é a reintrodução.
a dieta Low FODMAP é para sempre
Até ser encontrada uma cura para a Síndrome do Intestino Irritável, a dieta low FODMAP continua a ser uma das melhores formas de controlar os sintomas associados a esta doença. É por isso bastante provável que tenha que fazer uma dieta low FODMAP personalizada para o resto da sua vida.
Na 2ª fase de reintrodução vai fazer testes para cada tipo de FODMAP. Aqui vai ficar a saber exatamente quais tolera e a sua respetiva dose. É assim possível passar para 3ª fase da personalização da dieta, onde se desenha a sua dieta low FODMAP específica, pessoal e intransmissível. Isto porque, no caso desta dieta para a Síndrome do Intestino Irritável, não há duas pessoas com as mesmas restrições alimentares.
Normalmente as pessoas só reagem a alguns FODMAP e mesmo aos que reagem podem ter uma dose tolerável. Isto significa que a longo prazo só vai ter de eliminar os alimentos que lhe causam sintomas e não todos. De salientar que as sensibilidades podem ir variando ao longo do tempo. É por isso recomendável que, passados uns meses, repita os testes de reintrodução para os FODMAP que foram menos tolerados. Desta forma verá se houve ou não alguma alteração.
Conclusão
A dieta low FODMAP restrita de todos os alimentos altos em FODMAP não é para ser seguida para sempre. Porém, alguns FODMAP que causam sintomas poderão ter de ser retirados da sua alimentação a longo prazo.
Mesmo assim aconselhamos a não ficar na 1ª fase da dieta Low FODMAP por tempo indeterminado. Apesar de tudo, esta não é uma dieta para vida. O máximo que poderá ter de restringir para sempre são os alimentos com os FODMAP que lhe causam sintomas. E mesmo nestes poderá ter uma dose que tolere. Pode também haver alterações ao longo do tempo e quem sabe se não os poderá reintroduzir na sua alimentação novamente. Por isso procure um nutricionista especializado na dieta para o ajudar em todas estas etapas. Não faça restrições desnecessárias.
Veja aqui como começar a dieta low FODMAP.
SII – Que análises/exames posso fazer para determinar se a dieta Low FODMAP é para mim? Ou é suficiente conhecer os sintomas (gases, abdómen inchado)?
Aconselha também para caso de gastrite crónica que me foi diagnosticada após muitos anos sofrendo de refluxo que piorou com ingestão de medicamento (gastropatia química).
Olá Amélia.
Muito obrigada pelo seu contacto.
Para começar a fazer a dieta Low FODMAP, o aconselhado é ter um diagnóstico médico prévio da SII. Só os sintomas não são suficientes, pois este são comuns a outras patologias. Relativamente aos exames/análises terá de ser o médico que a segue a prescrever quais acha necessários para si, tendo em conta todo o seu historial clínico e se tem ou não algum sinal de alarme que possa indicar outra condição médica.
A dieta Low FODMAP não é indicada para tratamento de gastrite crónica. Nestes casos são aconselhadas outras abordagens nutricionais.
Se tiver mais alguma dúvida, disponha.
Com os melhores cumprimentos,
Sandra Rosmaninho Almeida
(Nutricionista)