Bolo Rainha low FODMAP com base sem glúten e frutos secos permitidos, para que passe o Natal sem restrições.
A pedido de vários leitores, aqui está o Bolo Rainha Low FODMAP. Uma receita fantástica da Sofia Paixão do Blog Glúten Free com Paixão, aqui adaptada à dieta low FODMAP com o seu devido consentimento. Muito obrigada, Sofia!
Conheci esta receita através da Rute, leitora do blog, que queria fazer este Bolo Rainha adaptado à nossa condição. Tinha noção da tarefa árdua que é tentar fazer uma base sem glúten arejada, parecida com a massa de brioche, mas um pouco mais seca. Felizmente a experiência correu bem e achámos que seria bom torná-la acessível a todos! Então pedi à Sofia para partilhar convosco a sua receita de Bolo Rainha adaptada aos nossos ventres sensíveis.
Para verem a receita original, cliquem aqui.
Bolo Rainha vs Bolo Rei
O Bolo Rei é um doce obrigatório no Natal em forma de coroa, com um buraco no centro, massa fofa, frutos secos e frutas cristalizadas. O Bolo Rainha, tem a base igual, diferenciando-se por só levar frutos secos em detrimento das frutas cristalizadas.
A cristalização das frutas implica a sua secagem. As frutas na versão seca, como os pêssegos, a manga, o ananás, a papaia, as tâmaras ou os figos têm alto teor de FODMAP e por isso não são aconselhadas.
Felizmente para nós, podemos fazer a versão feminina deste bolo, apenas com frutos secos tolerados.
O que é que este Bolo Rainha não tem
- Não tem Psyllium Husk pois, como explica a Universidade de Monash aqui, é uma fibra solúvel e fermentável, que pode ser mal tolerada por algumas pessoas com SII, como eu. Para o substituir, adicionei mais farinha e um pouco de maizena.
- Mel, que é alto em FODMAP. Usei antes xarope de ácer, que é permitido.
- Tâmaras, também não são permitidas. Para adoçar, juntei mais uma colher de sopa de xarope de ácer.
- Por uma questão de facilidade, usei fermento seco, mas a receita original é feita com fermento fresco. Se preferirem, basta dissolverem antes na água morna. Vejam na receita da Sofia a quantidade e como fazer.
- Também não podemos usar farinha de coco para decorar, então optei por açúcar em pó.
- Não leva pistácios. Usei nozes, pinhões, amêndoas e nozes pecan para decorar. Podia ter usado também avelãs mas não tinha. Se quiserem usá-las, deixem o pedido em baixo, já que terei que recalcular as quantidades permitidas.
NOTA IMPORTANTE: Os frutos secos que constam nesta receita e a sua quantidade estão pensados para evitar a acumulação de FODMAPs, então não convém variar ou improvisar a receita. A quantidade permitida são 2 fatias grandes por refeição.
O resultado é um Bolo Rainha Low FODMAP com um sabor idêntico e com uma massa macia mas um pouco mais densa. Isto explica-se pelo facto de não ter glúten nem psyllium.
Como qualquer pão sem glúten, não dura muito e por isso é preferível fatiar, congelar e depois torrar a fatia descongelada. Dá um excelente pequeno almoço!
E para terminar, deixo-vos esta nova compilação de Receitas Low FODMAP de Natal com entradas, refeições, sobremesas e dicas de prendas comestíveis para oferecer!
Bom Natal a todos!
Bolo Rainha Low FODMAP
Ingredientes
- 3 ovos + 1 gema para pincelar
- 60 g de manteiga amolecida
- 6 colheres de sopa de xarope de ácer
- 80 g de açúcar amarelo
- raspas de 1/2 limão
- 250 g de farinha de arroz integral
- 200 g de farinha de trigo-sarraceno + aprox. 100g para adicionar antes de levedar
- 40 g de maizena (amido de milho)
- 11 g de fermento de padeiro seco
- 200 ml de água morna
- 120 g de nozes + 15g para decorar
- 60 g de pinhões + 5g para decorar
- 40 g de amêndoas + 5g para decorar
- 10 g de nozes pecan apenas para decorar
- Açúcar em pó para decorar
Modo de preparação
- Pique grosseiramente os frutos secos (120g de nozes, 60g de pinhões e 40g de amêndoas) sem os transformar em farinha. Reserve.
- Numa taça grande, coloque os 3 ovos, a manteiga, o xarope de ácer, o açúcar e as raspas de limão, e bata com uma batedeira até estar tudo bem ligado.
- Adicione as farinhas, a maizena e a água morna e bata novamente. Junte os frutos secos picados e o fermento e envolva tudo muito bem com uma espátula.
- Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, polvilhe com farinha e deite a massa por cima. A massa está ainda peganhenta, vá polvilhando com a restante farinha de trigo sarraceno e amassando até deixar de pegar e conseguir formar uma bola, evitando amassar muito. Eu utilizei bastante farinha (mais de 100g), por isso não hesite em colocar a necessária para formar uma bola.
- Deixe a massa levedar, tapada com uma toalha, durante cerca de 50 minutos ou até aumentar de tamanho.
- Entretanto, pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça um buraco no centro da bola e ajeite com as mãos até obter a forma de anel. Decore com os restantes frutos secos e pincele com a gema batida (pode juntar uma colher de sopa de água à gema para ficar mais diluída).
- Leve ao forno entre 30 a 40 minutos, aproximadamente.
- No final polvilhe com açúcar em pó.
Carla Moura
Muito obrigado por partilhares estas receitas, pelo tempo que dispensas a fazê-lo, pela dedicação.
Ajudam muito nesta luta diária contra a SII.
Com certeza vou fazer estas receitas para o meu Natal ☺️????
Obrigado ????
Joana
Olá Carla! Muito obrigada pelas tuas palavras 🙂 E espero que gostes das receitas! Beijinhos e Bom Natal!
Miriam
Fiz o bolo e não ficou fofo. Está muito seco e derivado à farinha que levou a mais para fazer a bola, ficou quase sem doce nenhum. Só cozeu 30 minutos.
Joana
Olá Miriam. Sinto muito que não tenha funcionado… os bolos sem glúten não ficam como os normais e não devemos esperar o mesmo. Muitas vezes o sucesso depende da marca de farinha e de fermento que usou. A receita original não é minha mas a minha versão já foi testada por outras pessoas com sucesso. Pode dizer-me pf que farinhas e que fermento usou? Obrigada.
Miriam Lopes
Olá Joana. A farinha de arroz penso que usei da marca cem por cento, ou da marca Seara. Não estou certa porque tenho a farinha em frasco. Mas não as misturei. A de trigo sarraceno acho que foi da marca GUT Bio do Aldi. O fermento uso da marca CONDI sem glúten.
Joana
São boas farinhas e por isso não terá sido isso. Talvez tenha levado farinha a mais na hora de fazer a bola. Nem sempre é fácil chegar ao ponto para deixar de colar nas mãos. O ideal é amassar lentamente até absorver bem, antes de adicionar mais farinha. Já agora, a massa levedou e aumentou de tamanho? A receita é pouco doce – pode juntar mais açúcar se quiser e 30 min. no forno é suficiente.
Filipa
Olá Joana, para substituir os pinhões por avelãs, quantas gramas devo usar? Obrigada por fazer parte dos aromas e sabores de minha casa ????
Joana Oliveira
Olá Filipa! Não recomendaria pois as contas estão feitas para não dar sintomas e as avelãs têm mais fodmap.