
Sortigo Húngaro, biscoitos Húngaros, ou simplesmente húngaros, estes docinhos portugueses (!) com cara-metade de chocolate são uma delícia!! Esta minha versão é um pouco diferente, pois para além de low FODMAP é vegan, e por isso tive que lhe dar algumas voltas para que o resultado final fosse nada menos do que delicioso! 😉

Como tornar estes húngaros low FODMAP?
A receita tradicional de húngaros leva açúcar, manteiga, farinha de trigo e amido de milho (maizena). O único ingrediente não permitido na dieta low FODMAP é a farinha de trigo. O problema é que muitas vezes não basta substitui-la por farinha de arroz. Neste caso, para além da farinha de arroz, optei por adicionar polvilho doce. Isto porque, embora a maizena seja low FODMAP, o polvilho doce dá aos biscoitos uma consistência mais uniforme, densa e crocante. Estas características são essenciais na doçaria sem glúten, onde a falta do mesmo leva a que muitas vezes os doces se desfaçam facilmente.
e vegan?
Este biscoito amanteigado parece impossível de realizar sem manteiga, pois bem, é possível com um clássico da nossa cozinha: o azeite. Se este é essencial nos cozinhados, já em doces é mais difícil de encontrar, talvez pela influência da pastelaria francesa que usa e abusa de manteiga. Pois fazer doces com azeite é possível e mesmo aconselhável! Para além de ter menos gordura saturada, o azeite produz doces húmidos, ligeiros e com um sabor mais leve e menos pronunciado.
Outras receitas populares aqui do blog de doces que utilizam azeite:

Estes húngaros low FODMAP são relativamente fáceis de fazer mas a sua confeção requer um pouco de paciência e amor. Para evitar que os biscoitos se desfaçam, sigam com atenção os tempos da receita, principalmente a fase de arrefecimento dos biscoitos. Eu diria que o maior desafio destes húngaros não foi torna-los low FODMAP e vegan, mas sim esperar até os poder comer 😉
Espero que gostem!

Húngaros Low FODMAP
Ingredientes
- 140 g de farinha de arroz
 - 75 g de polvilho doce
 - 70 g de açúcar em pó
 - 120 ml de azeite virgem extra
 - 1/2 colher de chá de sal
 - 1/2 colher de chá de essência de baunilha opcional
 - 180 g de chocolate preto
 
Modo de preparação
- Num recipiente, misture a farinha, o polvilho, o açúcar, o sal e a baunilha (opcional). Adicione lentamente o azeite e vá mexendo com as mãos até ficar bem incorporado, fazendo uma bola com a massa. Acrescente uma ou duas colheres de azeite, se necessário.
 - Pré-aqueça o forno a 180ºC.
 - Forre o tabuleiro com papel vegetal e espalhar a massa, pressionando-a com os dedos até obter uma camada uniforme de aprox. 0,5 cm de espessura.
 - Corte com um cortador de biscoitos ou com um copo largo virado de cabeça para baixo.
 - Leve ao forno até os biscoitos dourarem ligeiramente nas pontas (vá controlando), durante 15 a 20 minutos.
 - Retire do forno e deixe arrefecer durante 30 minutos. Não mexa neles até que arrefeçam por completo, caso contrário desfazer-se-ão em pedaços.
 - Derreta o chocolate preto em banho-maria, ou durante 45 segundos no microondas, até que esteja derretido e brilhante.
 - Um a um, mergulhar metade dos biscoitos arrefecidos no chocolate.
 - Transfira para o papel vegetal e deixe o chocolate endurecer antes de servir. (pode colocar os biscoitos no frigorífico para acelerar o processo)
 - Guarde os biscoitos num frasco de biscoitos ou numa caixa de metal.
 
Notas


Deixe um comentário