Com a Síndrome do Intestino Irritável, muitas vezes sentimos desconforto logo após a ingestão de um alimento. Outras vezes passado algumas horas. Quais as razões para ter esses sintomas? Será que reagi a um FODMAP? Ou haverá outra razão?
Quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável (SII) sabe que muitas vezes o que comemos pode provocar sintomas digestivos desagradáveis. Os mais comuns são barriga inchada, gases, diarreia ou obstipação.
Segundo o artigo da Universidade Monash, Eating and IBS symptoms, os FODMAP presentes nos alimentos podem desencadear sintomas principalmente no intestino delgado e grosso. Por esta razão, são precisas pelo menos 4 horas após a ingestão de uma refeição alta em FODMAP para que os sintomas ocorram. Embora na maioria das pessoas, este seja o tempo mínimo para aparecimento de sintomas, estes podem aparecer ligeiramente mais cedo. Isto no caso do alimento ter sido consumido sozinho ou com o estômago vazio.
Outro artigo sobre o timing de sintomas refere que um alimento leva entre entre 12 e 48 horas a chegar da boca até ao ânus. O trânsito intestinal demora entre 4 e 5 horas no intestino delgado e 30 a 40 horas (podendo ir até às 72 – 3 dias) no intestino grosso. Isto porque o alimento terá que passar por aproximadamente 6 metros de intestino delgado e 1,5 metros de intestino grosso. Isto quer dizer que sintomas que surjam imediatamente após a ingestão de um alimento suspeito não podem ser atribuídos à fermentação dos FODMAP.
Apesar disso, muitas pessoas com SII relatam que os seus sintomas gastrointestinais aparecem logo após a refeição. Embora não estejam claramente relacionados com os FODMAP da refeição recém ingerida, há três condições encontradas em pessoas com SII que podem ajudar a explicar este fenómeno.
1. Reflexo gastrocólico exagerado
O reflexo gastrocólico é uma reação fisiológica desencadeada pela distensão do estômago, provocada pela ingestão de alimentos e que estimula a motilidade intestinal através dos neurónios. Este reflexo é o motivo pelo qual muitas pessoas sentem vontade de evacuar depois de comer. Ocorre normalmente 15 a 30 minutos após ingerir a refeição.
Estudos indicam que pessoas com SII parecem ter um reflexo gastrocólico exagerado. Isto significa que o intestino pode contrair-se mais intensamente em resposta a uma refeição, contribuindo para os sintomas da SII. O reflexo também pode ser intensificado após comer uma refeição demasiado grande ou particularmente gordurosa, ou mesmo após beber uma bebida fria demasiado depressa.
Segundo o mesmo estudo, há duas formas de reduzir o refluxo gastrocólico. Quem tem SII com predominância diarreica deve reduzir o tamanho das refeições e fazer refeições menores e mais frequentes. Deve também evitar refeições com alto teor de gordura (como fritos) e evitar beber grandes quantidades de bebidas frias. Nos casos de SII com predominância de obstipação, o reflexo pode ajudar a evacuar.
2. Motilidade intestinal anormal
Motilidade significa movimentos do intestino. Estudos demonstraram que uma grande percentagem de pessoas com SII tem uma motilidade anormal numa ou em várias zonas do intestino: estômago, intestino delgado e/ou intestino grosso. Isso significa que o intestino se contrai rapidamente, ou seja, tem trânsito rápido, levando à diarreia ou devagar – trânsito lento que contribui para a obstipação. As contrações fortes e frequentes no intestino grosso também são consideradas um dos principais fatores que contribuem para a dor abdominal em pessoas com SII. Nos casos de sintomas como azia, refluxo ou uma sensação persistente e desconfortável de saciedade depois de comer pequenas quantidades de comida, podem indicar um problema de motilidade no estômago. Isto embora possam também estar relacionados com outras patologias associadas, como gastrite ou refluxo.
3. Hipersensibilidade intestinal
Uma das características definidoras da SII é um intestino excessivamente sensível chamado hipersensibilidade visceral. Esta é uma das principais razões pelas quais os FODMAP contribuem para os sintomas da SII. Quando os FODMAP fermentam no intestino grosso produzem gases que fazem com que os intestinos se estiquem e se expandam. Pessoas com SII têm nervos em torno do intestino que são muito sensíveis, e que enviam sinais de dor ao cérebro. O cérebro também pode enviar sinais de volta ao intestino que afetam a maneira como eles se movem e funcionam. Ou seja, podem contribuir para uma motilidade intestinal anormal.
A dieta low FODMAP pode atenuar os sintomas, principalmente porque reduz a retenção de água e a produção de gás no intestino grosso. Apesar disso, acredita-se que a redução de FODMAP na dieta NÃO melhora a causa da hipersensibilidade visceral, sendo apenas parte da solução. Fatores psicológicos, incluindo stress e ansiedade, podem tornar o intestino ainda mais sensível. Esta é uma das razões pelas quais se acredita que as terapias psicológicas podem ajudar a melhorar os sintomas em muitas pessoas com SII. A hipnoterapia dirigida ao intestino é outra abordagem que pode ajudar a reduzir os sintomas de sensibilidade intestinal. Estratégias simples como mindfullness, exercícios respiratórios e até ioga também são benéficas para a SII. Isto porque provavelmente fazem diminuir o stress e a ansiedade e, por sua vez, reduzem a sensibilidade intestinal.
Conclusão, se é certo que os FODMAP presentes nos alimentos podem desencadear sintomas em pessoas com a Síndrome do Intestino Irritável, na maioria dos casos são necessárias pelo menos 4 horas para que os sintomas se manifestem. Caso sinta desconforto logo após a refeição, há outros fatores relacionados com a SII que podem explicar o sucedido.
Deixe um comentário