Esta Tarte de Tomate de inspiração francesa é sem glúten e low FODMAP (com opção vegan). Uma receita fácil e rápida com base de massa pré-preparada, recheada com tomates frescos, queijo ralado (opcional), ervas aromáticas e um ingrediente secreto. Uma sugestão de refeição principal ou de aperitivo para partilhar com amigos e família.
Esta receita é inspirada na Tarte Fine à la Tomate, uma iguaria francesa popular onde a base (muitas vezes pré-preparada) é recheada com tomates, ervas aromáticas e mostarda! Este ingrediente inesperado é o que dá a esta tarte salgada o seu sabor tão especial e intenso, que contrasta com a doçura do tomate. Simplesmente delicioso!
A versão original é vegan, mas há outras versões com queijo gruyère ralado, que é low FODMAP. Pode optar por fazer esta receita com ou sem queijo.
Os melhores tomates
Para esta Tarte de Tomate Low FODMAP utilizei tomates heirloom, também chamados de tomates relíquia ou de herança. Foram oferecidos pelos meus amigos Jim e Marie, aos quais aproveito para agradecer. Estes tomates tradicionais, nos quais se inclui a nossa variedade muito portuguesa coração-de-boi, sabem muito melhor do que os comuns mas, como muitas coisas boas da vida, apenas estão disponíveis nos meses de Verão.
Ainda não foram oficialmente testados como sendo low FODMAP, e creio que dificilmente serão testados, já que é uma variedade frágil, difícil de encontrar em grandes superfícies e que não gosta de frigorífico. Conheço alguns bloggers e nutricionistas que partilharam receitas com estes tomates, e por isso suponho que sejam seguros. Porém, se preferirem, podem perfeitamente utilizar tomates normais.
Base comprada vs feita em casa
Esta receita de Tarte de Tomate Low FODMAP é muito fácil de preparar. É uma daquelas receitas em que não precisa de muito esforço para ter uma refeição fantástica! Basta uma base de massa folhada ou quebrada sem glúten, que seja também low FODMAP. Aconselho a confirmar sempre se o rótulo não contém ingredientes com alto teor de fodmaps.
E se preferirem fazer a vossa própria massa em casa, vejam esta receita de Tarte de Espinafres e Queijo, com tudo o que precisam de saber sobre como fazer uma base low FODMAP.
Agora que temos a base, basta rechear com tomates, ervas aromáticas, mostarda e queijo gruyère ralado (omitir se versão vegana). Meia hora no forno e voilà! Um tarte super fácil e com um sabor simplesmente incrível!
E se gostam de tartes salgadas, não percam esta quiche lorraine.
Tarte de Tomate Low FODMAP
Ingredientes
- 1 base de massa quebrada ou folhada sem glúten de 28 cm*
- 300 g de tomates
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 2 colheres de sopa de mostarda de Dijon OU mostarda normal
- 55 g de queijo gruyère ralado** (omitir na opção vegan)
- 1 colher de chá de orégãos
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 colher de chá de manjericão
- Folhas de manjericão frescas opcional
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- Sal e pimenta preta a gosto
Modo de preparação
- Corte os tomates em fatias de 0,5 cm, polvilhe com sal grosso e deixe repousar durante 15 minutos. Seque o excesso de água do tomate com papel de cozinha. Este método evitará que a base fique empapada.
- Aqueça o forno a 200ºC. Coloque a massa numa forma de tarte de 28cm e pique-a uniformemente com um garfo.
- Espalhe bem a mostarda pela base da massa. Coloque de seguida o queijo (omitir se vegan), as ervas aromáticas e as fatias de tomate por cima.
- Adcione um fio de azeite sobre o tomate (ou pincele), polvilhe com pimenta preta e uma pitada pequena de sal.
- Leve ao forno durante 30 minutos ou até que os tomates estejam macios e a base esteja dourada. Deixe arrefecer 15 minutos antes de servir. Esta tarte de tomate também pode ser servida à temperatura ambiente.
Deixe um comentário