Bolachas com Pepitas de Chocolate sem glúten e Low FODMAP, estaladiças por fora e fofas por dentro. Uma receita simples com mistura de farinhas caseira. Nhamm, a bolacha perfeita!
Se, como eu, preferes fazer bolos com a tua própria mistura de farinhas, esta receita é para ti!
Quando me aventurei na doçaria low FODMAP, tive bastante dificuldade em encontrar um mix de farinhas sem glúten que fosse também low FODMAP. Foi assim que comecei a fazer a minha própria mistura low FODMAP e nunca mais parei! Na verdade, gosto mais do resultado final dos doces com a minha própria mistura.
Claro que não há mal nenhum em fazer doces com uma mistura de farinhas pré-feita, desde que seja low FODMAP. É mais fácil e bastante mais prático. E foi a pensar nisto que criei uma versão desta receita de Bolachas com Pepitas de Chocolate Low FODMAP com um mix de farinhas sem glúten. Costumo usar esta mistura, que funciona bastante bem. Podes ver como fazer nas notas da receita em baixo.
A melhor mistura de farinhas low FODMAP para bolos, queques e bolachas
O segredo para fazer a nossa própria mistura de farinhas está na combinação entre a farinha de arroz normal, o amido e o fermento em pó. Prefiro usar a farinha de arroz integral para fazer pão. Esta é a fórmula, que podes duplicar ou triplicar à vontade:
- 1 chávena de farinha de arroz
- 1/2 chávena de amido/fécula (amido de milho – maizena, fécula de batata ou polvilho doce – muito usado em receitas brasileiras como o pão de queijo, prefiro este para doces e o polvilho azedo para fazer pães)
- 2 colheres de sopa de fermento para bolos (ou por vezes bicarbonato de sódio)
Utilizei essa regra para a maioria das minhas receitas doces, como para este bolo mármore ou estes waffles. Às vezes faço sem amido e também funciona. Dois bons exemplos são o meu delicioso bolo de iogurte e limão ou estes bolos de arroz. Outras vezes ajusto as quantidades e coloco flocos de aveia como nesses muffins de banana e nozes ou miolo de amêndoa, como na receita de hoje. Quero com isto dizer que a fórmula em cima é um bom guia para fazer doces low FODMAP, mas não é exclusiva.
Mais bolachas Low FODMAP?
Bolachas com Pepitas de Chocolate Low FODMAP
Ingredientes
- 160 g de farinha de arroz
- 30 g de amido de milho (maizena)
- 24 g de miolo de amêndoa
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 110 g de manteiga amolecida e cortada em quadrados
- 80 g de açúcar amarelo
- 55 g de açúcar branco
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 170 g de pepitas de chocolate preto
Modo de preparação
- Pré-aquece o forno a 180ºC e forra o tabuleiro do forno com papel vegetal.
- Mistura a farinha, o amido, o miolo de amêndoa, o bicarbonato e o sal numa tigela.
- Com uma batedeira eléctrica, bate a manteiga com os açúcares até ficar tudo bem misturado.
- Adiciona o ovo e a essência de baunilha e bate até obteres um consistência homogénea e fofa.
- Junta lentamente a mistura de farinha até incorporar. Adiciona as pepitas de chocolate, envolvendo no preparado com uma espátula.
- Forma 12 pequenas bolas de golf de 2,5 cm (ou retira 2 colheres de sopa do preparado) e coloca no tabuleiro, com uma distância entre elas de 3 cm. Isto porque as bolachas vão-se espalhar e por isso também não é necessário achatá-las.
- Leva ao forno durante 12 a 15 minutos ou até dourar. Retira do forno e deixa arrefecer no tabuleiro durante pelo menos 10 minutos.
- As bolachas podem ser guardadas num recipiente hermético durante uma semana.
Notas
Para fazer estas bolachas com uma mistura de farinhas comprada, substitui a farinha, o amido e o miolo de amêndoa por 215 gramas de mix de farinhas.
Deixe um comentário