Qual a relação entre Endometriose, dieta low FODMAP e a Síndrome do Intestino Irritável (SII)? O artigo que se segue tentará responder a estas questões.
A Endometriose é uma doença inflamatória crónica que afeta 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva. Consiste na presença de células do endométrio, ou seja, tecido que reveste o útero, fora dele. Pode provocar dor intensa e até levar à infertilidade. Outra queixa comum são as alterações do trânsito intestinal.
Existe uma forte propensão genética, já que as mulheres que têm um membro da família com a condição têm 7 a 10 vezes mais chances de desenvolver Endometriose. O diagnóstico deve ser feito pelo médico ginecologista.
É importante consciencializar para esta doença ainda pouco conhecida. Março foi escolhido como o Mês Internacional da Consciencialização para a Endometriose e a cor, o amarelo.
Para saber mais sobre esta condição, visite a Mulherendo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose
Segundo o artigo Endometriosis and IBS publicado pela Universidade Monash, a Endometriose e a SII partilham sintomas comuns. Ambas causam hipersensibilidade visceral, inchaço, diarreia ou obstipação, dor ao defecar, náusea e redução da qualidade de vida. Isso dificulta a distinção entre as duas condições, aumentando a possibilidade de diagnóstico errado e/ou diagnóstico tardio.
Como os sintomas gastrointestinais são comuns na Endometriose e na SII, a dieta low FODMAP é frequentemente usada para controlar esses sintomas. A investigação parece indicar que a dieta baixa em FODMAP pode ser eficaz na redução de sintomas em mulheres com endometriose. Veja aqui como começar a dieta low FODMAP.
Cláudia Cardoso
Olá Joana, obrigada pelo artigo. Sofro de endometriose e penso que os sintomas intestinais que tenho também devem-se a essa doença…
Um bem haja por partilhar conteúdos muito úteis.
????
Joana Oliveira
Olá Cláudia! Fico feliz por ter podido ajudar. Um beijinho