Sopa juliana de legumes low FODMAP para a Síndrome do Intestino Irritável. Uma sopa tipicamente portuguesa reconfortante e muito simples de preparar. Uma excelente forma de comer legumes com segurança e sem sintomas digestivos desagradáveis.
A sopa juliana é uma sopa típica portuguesa que nada tem a ver com o nome próprio. Chama-se assim apenas porque os legumes são cortados em juliana, ou seja, em palitos finos.
Que legumes leva esta sopa juliana
A base original leva cebola, batata, cenoura, alho, manteiga ou azeite e sal, incrementada com uma juliana de couve lombarda e cenoura. Por vezes acrescenta-se à base legumes como nabo, curgete ou alho-francês.
Nas primeiras fases da dieta low FODMAP não podemos comer nem alho nem cebola mas toleramos algumas couves. Vê aqui todas as couves e quantidades permitidas na dieta baixa em FODMAP.
Para esta sopa juliana low FODMAP optei por:
- Uma base com cenoura, batata e nabo
- Juliana de cenoura e couve branca (repolho) porque gosto mais da crocância desta.
Se preferires, podes usar a tradicional couve lombarda. Seja qual for a couve que utilizes, segue sempre a dose recomendada nas notas da nutricionista Sandra Rosmaninho Almeida no final da receita e não terás problemas.
Esta combinação de legumes permite manter o sabor tradicional da sopa juliana sem irritar a nossa Síndrome do Intestino Irritável. E para ser fiel à receita tradicional, juntei um pouco de manteiga (sim, um laticínio permitido) mas podes substituir por azeite ou omitir por completo.
Espero que gostes desta sopa, que foi muito gabada cá por casa. Uma sopa tão simples e nutritiva, com uma textura fantástica.
É também uma excelente forma de comer couves, legumes muitas vezes esquecidos nas nossas cozinhas e aos quais tenho dado cada vez mais atenção pelas suas qualidades nutricionais e grande disponibilidade no Inverno.
Se és fã desta sopa, não te esqueças de comentar e avaliar em baixo. Para mais receitas, não percas esta coleção de sopas low FODMAP.
Sopa Juliana de Legumes Low FODMAP
Ingredientes
- 2 cenouras grandes aprox. 400g
- 2 batatas aprox. 300g
- 150 g de nabo
- 1,5 L de água
- 150 g de lombarda ou couve branca (repolho)
- 150 g de cenouras
- 30 g de manteiga ou fio de azeite (versão vegan)
- Sal qb
Modo de preparação
- Descasca as cenouras, as batatas e o nabo, lava-os e corta-os grosseiramente aos cubos.
- Coloca-os uma panela com a água a ferver, temperada com sal e deixa cozer durante 25 min. em lume médio alto ou até os legumes estarem cozidos. Na panela de pressão leva metade do tempo.
- Corta a couve e o resto das cenouras em juliana (às tiras) e reserva.
- Passa a sopa, coloca os legumes em juliana, a manteiga (ou azeite), retifica o sal e coze mais 15 minutos.
Notas
da nutricionista
O nabo tem uma dose segura até as 75g (sorbitol). Se usares couve lombarda esta pode ser consumida até às 40g (frutanos). Se preferires couve branca pode ser consumida até às 75g, doses acima ficam com um teor moderado ou alto em sorbitol. Embora, tanto o nabo, como a couve branca tenham o mesmo FODMAP, se consumires a dose segura sugerida em baixo, não ultrapassa 1 dose de sorbitol na refeição, sendo Low FODMAP.A receita dá para 6 porções. Usando qualquer uma das couves, a dose segura é 1,5 doses de sopa juliana – ¼ da receita.
Deixe um comentário