Tarte de Abóbora Low FODMAP, ao estilo americano com uma textura cremosa e um ligeiro sabor a canela. Uma receita fácil, sem glúten e sem lactose.
What the world needs now is love sweet love!
É difícil ficar indiferente a tudo o que se passou esta semana com as eleições nos Estados Unidos. Principalmente quando tenho bastantes leitores do outro lado do Atlântico. A minha forma de contribuir foi partilhar uma receita tipicamente americana para dar alguma doçura ao momento amargo que muitos vivemos até à saída dos resultados. E, claro, agora servirá para celebrarmos com eles esta vitória fantástica que irá certamente ter impacto na nossa e nas futuras gerações!
What the world needs now is pie, sweet pumpkin pie!
Sempre quis provar uma verdadeira pumpkin pie americana mas nunca consegui. Foi por isso que decidi por as mãos na massa e fazer a minha primeira tarte de abóbora, que teria também que ser low FODMAP. Acertei à segunda tentativa, já que a primeira ficou pouco doce e com demasiada maizena.
Se, como eu, têm curiosidade em provar esta sobremesa tipicamente americana, vão ver que vale a pena! É deliciosa e muito fácil de fazer. Ora vejam lá:
Base de tarte low FODMAP comprada ou feita em casa ?
Quem segue a dieta low FODMAP sabe que nem sempre é fácil fazer uma boa base de tarte sem glúten e low FODMAP. Ora, se há alternativas no mercado, porque não comprar uma? Para esta receita utilizei esta base sem glúten da pasta dia, que tem farinha de ervilha. Na dieta low FODMAP, a ervilha (GOS) deve ser limitada a 15g por refeição. Como esta se encontra no final da lista de ingredientes da massa folhada, é normalmente bem tolerada. Por precaução, sugiro que provem uma pequena porção para verificarem a tolerância.
Porém, se preferirem fazer a vossa própria base em casa, vejam esta receita de Quiche Lorraine, com tudo o que precisam de saber sobre como fazer uma base versátil e low FODMAP.
Como fazer o recheio de abóbora low FODMAP?
A única abóbora low FODMAP é a abóbora japonesa. Podem saber tudo sobre ela neste post. A abóbora em lata é limitada 75g por refeição mas é difícil de encontrar à venda em Portugal. O meu conselho é então fazer o nosso próprio recheio de abóbora. Vão ver que é muito simples.
E porquê o formato rectangular?
A razão é pessoal e puramente estética. Gosto mesmo muito da minha forma de tarte rectangular e tenho-a utilizado sempre que preciso de fazer tartes doces ou salgadas, como é o caso desta minha tarte de tomate.
Espero que gostem desta minha viagem culinária, e que possa trazer-vos algum reconforto por saber que afinal vale a pena ter esperança na democracia americana.
Beijinhos, Joana
Tarte de Abóbora Low FODMAP
Ingredientes
- 1 base de massa folhada sem glúten de 28 cm
- 600 g de abóbora japonesa (dá 450g de puré de abóbora)
- 2 ovos
- 100 g de açúcar amarelo
- 2 colheres de sopa de maizena
- 1/2 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá rasas de canela
- 1/2 colher de chá de noz noscada
- 1/2 colher de chá de gengibre (opcional)
- 100 ml de leite de amêndoa
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a massa numa tarteira rectangular* de 35×11 cm. Estenda a massa sobre a tarteira, cubrindo o máximo possível. Corte e remende o restante com a massa que sobra. Pique a base uniformemente com um garfo. Reserve.
- Corte a abóbora, retire sementes e pele, e corte em pedaços.
- Coza a abóbora a vapor entre 15 e 20 minutos ou até estar cozida (verifique, picando com um garfo). Esmague a abóbora cozida com um garfo até obter a consistência de puré e deixe arrefecer.
- Com uma batedeira eléctrica, bata os ovos com o açúcar durante dois minutos, até formar bolhas.
- Adicione o puré de abóbora, a maizena, o leite, o sal e as especiarias e misture bem.
- Deite a mistura na tarteira e leve ao forno entre 45 a 55 minutos ou até o centro da tarte estar cozido.
- Retire do forno e deixe repousar durante 2 horas antes de servir.
Deixe um comentário