Este Pudim de Chia Low FODMAP é ideal para um pequeno-almoço ou lanche saudável. É rápido de preparar, vegan e vem com 3 opções deliciosas e seguras!
Confesso que nunca tinha feito pudim de chia mas como já tinha testado o pudim de pérolas de tapioca*, resolvi experimentar! Depois de alguns testes e acertos surgiu esta receita baixa em FODMAP!
*Atenção que as pérolas de tapioca ainda não foram testadas mas eu tolero bem. Depois de terminares as 3 fases da dieta low FODMAP podes introduzir alimentos não testados na tua dieta e assim avaliares a tua tolerância individual.
Uma receita base, três maneiras
A receita é muito simples e rápida de preparar. O maior desafio foi escolher os ingredientes para não acumular FODMAP. E é por esta razão que resolvi partilhar não uma mas três receitas de pudim de chia low FODMAP para que possas escolher a tua combinação favorita:
- Coco com topping de manga. Versão fresca para quem gosta de sabores mais exóticos.
- Chocolate com morangos. Uma combinação clássica para os mais gulosos.
- Manteiga de amendoim com banana. O mais proteico dos três, para quem precisa de um boost de energia pela manhã.
Podes também optar pela receita básica com chia, leite de amêndoa e um adoçante low FODMAP e terminar com um dos toppings de frutas indicados em cima.
Atenção que calculei cada receita em função de cada FODMAP e por isso não convém alterares as combinações em cima nem as quantidades da receita. Só assim posso garantir que cada pudim é low FODMAP e que não terás sintomas digestivos desagradáveis depois de o consumir.
Benefícios da chia para quem tem SII
Segundo este artigo do Celeiro sobre sementes de chia, os seus benefícios são inúmeros. A chia é uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis, benéficas para os intestinos. Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. A digestão é feita de forma mais lenta, dando uma maior sensação de saciedade e ajudando também a equilibrar a glicemia.
Mais receitas low FODMAP com sementes de chia
E se gostaste desta ideia de pequeno-almoço ou snack saudável, não te esqueças de avaliar a receita com estrelinhas e de comentar em baixo.
Pudim de Chia Low FODMAP (3 maneiras)
Ingredientes
- 2 colheres de sopa | 24g de sementes de chia
- 125 ml de bebida vegetal de amêndoa
- 2 colheres de chá de xarope de ácer, geleia de arroz ou stevia a gosto
com coco/manga
- 1 colher de chá | 4g de coco ralado
- 40 g de manga
com chocolate/morango
- 1 colher de chá | 4g de cacau em pó
- 40 g de morangos
com manteiga de amendoim/banana
- 1 colher de chá | 12g de manteiga de amendoim
- 40 g de banana pouco madura (aprox.1/2)
Modo de preparação
- Começa por colocar a bebida vegetal num recipiente pequeno (pote, copo, bocal ou taça).
- Junta as sementes de chia, mexendo com uma colher de chá até as sementes estarem submersas. Deixa repousar por 5 minutos.
- Adiciona o adoçante e o coco OU cacau OU manteiga de amendoim e mexe vigorosamente até dissolver bem os ingredientes e evitar que as sementes se aglomerem. Pára quando se formar um pudim gelatinoso.
- Cobre o recipiente (com tampa, um prato pequeno ou película aderente) e coloca no frigorífico no mínimo 5 horas ou durante a noite.
- Retira do frigorífico e coloca por cima a fruta do teu pudim preferido. Podes fazer mais doses e conservar no frigorífico até 5 dias, mas coloca o respetivo topping apenas antes de servir.
Notas
- As sementes de chia têm uma dose segura até às 24g (frutanos).
- A bebida de amêndoa pode ser consumida até aos 240ml.
Deixe um comentário