O feijão é low FODMAP? Saiba que tipos de feijão escolher e as quantidades mais indicadas para quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável.
O feijão é uma leguminosa que faz parte de uma alimentação sã e equilibrada, ainda mais para quem é vegetariano ou vegan. Infelizmente quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável pode ter dificuldade em digeri-lo, já que pode provocar sintomas digestivos desagradáveis.
A maioria do feijão tem demasiados FODMAP, particularmente GOS e frutanos. Porém, há alguns tipos de feijão que são melhor tolerados por quem sofre da Síndrome do Intestino Irritável. Veja em baixo quais.
À semelhança de outras leguminosas, o feijão em lata tem um teor menor de FODMAP porque estes passam para o líquido da conserva. Por esta razão, os enlatados devem ser bem lavados e escorridos para que a maioria dos FODMAP sejam descartados e não causem sintomas digestivos desagradáveis.
Assim, na dieta low FODMAP podemos comer por refeição os seguintes feijões:
– Vermelho enlatado, 85g *novo*
– Cannellini enlatado, 76g *novo*
– Catarino enlatado, 45g
– Preto cozido e enlatado, 40g
– Manteiga enlatado, 35g
– Azuki enlatado, 38g e cozido, 35g
– Frade cozido, 20g (o único testado)
Podemos ainda comer:
– Vagem ou feijão-verde redondo, 75g (sorbitol)
– Feijão chicote ou de metro, 75g
– Edamame congelado, 90g
– Rebentos de soja, 75g (apenas vestígios de FODMAP)
– Feijão mungo, 53g e rebentos, 95g
Os feijões branco (navy), vermelho normal ou borlotti e de soja não são permitidos nas primeiras fases da dieta.
No blog My Gut Feeling poderá encontrar várias receitas low FODMAP com feijão: chili con carne (na foto), gratinado de massa com feijão verde, sopa minestrone, salada de batata ou este arroz salteado com legumes. Também no Instagram pode aprender a fazer esta deliciosa salada de feijão frade baixa em FODMAP.
Artigo atualizado e revista segundo as novas atualizações da Universidade Monash, originalmente publicado a 24 de Fevereiro de 2022.
Mário
Eu costumo usar feijão manteiga de lata, mas mesmo assim, depois de lavar os feijões no coador, ainda os cozo em duas águas. Só depois faço a feijoada, e apenas como umas três colheres de sopa deles. Jogo pelo seguro…
Com feijão verde não costumo ter crise.
Joana
Parece-me uma boa opção, Mário! Depois pode ir aumentando a dose para avaliar a tolerância.
Beatriz
Vejo pessoas colocando os grãos de feijão de molho pra não dar gases,e no monash tem algumas coisas sobre poder comer mais o alimento em conserva, será que tem como aumentar a quantidade de feijão se o colocar demolhando em água?