Deliciosa pizza na frigideira low FODMAP e sem glúten. Uma receita fácil, rápida e económica, pronta em menos de 10 minutos!
Pizzas sem glúten e low FODMAP
Quando me dá a preguiça de fazer a minha pizza com base de curgete, costumo comprar esta base certificada Monash (receita no livro Dieta Low FODMAP) ou esta pizza sem glúten da Dr. Oetker que tolero bem.
Felizmente para nós, há cada vez mais pizzarias artesanais que propõem pizzas de fermentação natural que, à semelhança de certos pães com massa mãe, são bem toleradas. O problema é que estas opções são um pouco caras e numa altura de poupança, comecei a pensar como poderia acompanhar a família num serão de pizza sem ter que gastar uma fortuna nem perder demasiado tempo!
Estava curiosa por experimentar esta pizza rápida de frigideira da Vânia do Made By Choices. Já sabem que gosto de adaptar receitas de bloggers que admiro e esta era uma boa oportunidade para o fazer. Trocámos impressões sobre a receita: como fazer, tamanho e que ingredientes utilizar e o resultado está à vista! Agradeço à Vânia a inspiração e a generosidade de me ter permitido partilhar convosco esta maravilhosa Pizza na Frigideira Low FODMAP e Sem Glúten.
Fiquei mesmo muito surpreendida pela sua crocância e sabor, que não ficam nada atrás das tradicionais! Cá em casa provaram e aprovaram – até gostaram mais do que as suas! E eu, feliz por ter uma opção económica, pronta ao mesmo tempo que as suas pizzas aqueciam no forno!
O que precisas para fazer esta pizza na frigideira low fodmap e sem glúten
- uma frigideira grande antiaderente
- farinha sem glúten e low FODMAP (Lidl, Mercadona, Auchan ou Doves Farm)
- fermento para bolos
- água
- azeite
- sal
- molho de tomate
- queijo mozarela ralado
- toppings baixos em FODMAP. Um dos meus favoritos é o trio rúcula, azeitonas e mozarela fresca.
Ao contrário das receitas de massa de pizza tradicional, esta não precisa levedar. O resultado é uma massa fina, crocante e muito saborosa. Optei por fazer uma pizza de tamanho familiar, mas com a mesma quantidade podem também fazer 4 bases pequenas e congelar. Vejam na receita da Vânia como fazer. Para quem segue a dieta low FODMAP, podemos comer meia pizza familiar ou 2 pequenas por refeição.
Trocas inteligentes
- também testei esta versão integral e ficou ótima: 100g farinha SG + 50g farinha integral de trigo sarraceno + 25g de polvilho doce
- eu usei tomate em conserva aos cubos, mas podes usar a mesma quantidade de polpa de tomate.
- podes variar e usar outros queijos low fodmap ralados como flamengo ou cheddar.
- podes usar queijo vegan como a receita original da Vânia. A Monash testou o queijo à base de óleo de coco e podemos comer 40g por refeição. Na receita podes usar 20g no recheio e 20g no topping.
- experimenta o topping de 75 gramas de cogumelos em conserva que é baixo em FODMAP.
- se não gostares de rúcula podes usar folhas de manjericão.
Seja qual for a tua opção favorita, espero que gostes tanto quanto nós cá em casa! E como adoro ter feedback desse lado, agradeço a tua avaliação e comentários em baixo.
Pizza na Frigideira (low FODMAP, sem glúten)
Ingredientes
Base
- 175 g de farinha sem glúten e low FODMAP Doves Farm, Auchan, Lidl ou Mercadona
- 110 ml de água
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de fermento para bolos
- Pitada de sal
Recheio
- 4 colheres de sopa | 60g de tomate pelado aos cubos
- 4 colheres de sopa | 20g de queijo mozarela ralado
- 1/2 colher de chá de orégãos secos
Topping
- 1 mão cheia de rúcula
- 1/2 queijo mozarela fresco
- 12 azeitonas
Modo de preparação
- Numa taça, junta todos os ingredientes da massa: a farinha, a água, o azeite, o fermento e o sal e mistura tudo com as mãos até formar uma bola. Dependendo do tipo de farinha que usares, pode ser necessário juntar mais farinha ou mais água.
- Polvilha a bancada com farinha e envolve com as mãos até formar uma bola.
- Com um rolo da massa estende até ficar com o formato redondo, do tamanho do fundo da frigideira. Escolhe uma grande, antiaderente e com tampa.
- Aquece bem a frigideira com o azeite. Quando estiver quente, coloca a massa e deixa cozinhar em lume médio por 3 a 4 minutos, ou até se desprender do fundo da frigideira.
- Com uma espátula vira cuidadosamente a massa. Espalha o molho de tomate por toda a base. Junta o queijo ralado e tempera com orégãos e um pouco de azeite para ajudar a derreter o queijo.
- Salpica as laterais da frigideira com água fria e tapa a frigideira. Deixa cozinhar em lume médio baixo, até o queijo derreter.
- Retira cuidadosamente a pizza da frigideira, coloca o topping de folhas de rúcula, mozarela cortada em pedaços e azeitonas, e serve ainda quente.
Notas
- 100g de tomate pelado, a receita leva 60. Se usares polpa de tomate, a dose segura é 30g, e por isso podes comer a dose recomendada de meia pizza familiar.
- A dose recomendada de queijo mozarela é de 40g mas podemos comer mais já que tem pouca lactose. A receita leva 80g = 20+60 (1/2 mozarela fresca) e por isso 1/2 pizza é segura.
Beatriz
Olhei no app e não encontrei esse tomate pelado que 100 g é permitido.Que tomate é esse?que nome está no app monash?
Joana Oliveira
Olá Beatriz. Procure “tomatoes, whole,canned, with juice”. Em Portugal chamamos tomate pelado ou em conserva, que pode ser inteiro ou em pedaços.