Os Sonhos são uma presença assídua na ceia de Natal dos portugueses e não podia faltar à nossa mesa low FODMAP!
Estes Sonhos de Natal low FODMAP são leves e de textura arejada, e exactamente iguais aos originais! Adoçados com canela e açúcar ou cobertos por uma deliciosa calda de açúcar, a escolha é sua. Uma receita também sem glúten.
Perguntei aos leitores da minha newsletter semanal que doces de Natal gostariam de ver adaptados à dieta low FODMAP. De todas as receitas desta quadra, as três mais pedidas foram: Sonhos, Rabanadas e Bolo-Rei. E estava lançado o desafio. O primeiro foi esta receita de Sonhos de Natal Low FODMAP.
Honestamente achava que não ia acertar à primeira, já que nem sempre é fácil encontrar a quantidade certa de farinha e amido ou fécula, que possa substituir a farinha de trigo convencional. O que fiz também foi juntar um pouco de fermento para bolos e acabou por resultar muito bem! Tão bem que vos convido a fazê-los e a dar a provar para ver se conseguem distinguir esta versão da normal! E se o fizerem, não se esqueçam de comentar em baixo.
A receita em si não é complicada. Vão precisar de farinha de arroz, maizena, fermento, ovos, água e manteiga, um pouco de paciência e uma colher de pau! Depois basta fritar em óleo e (agora vem a parte melhor de todas), adoçar de duas maneiras: passar por açúcar e canela e/ou fazer uma deliciosa calda de açúcar com um pau de canela, uma casca de laranja e outra de limão. Tão bommmm!
E se estão à procura de mais inspiração para a quadra que se aproxima, espreitem estas receitas em baixo.
Outros Doces típicos de Natal Low FODMAP
Bolachas Low FODMAP para oferecer no Natal
Sonhos de Natal Low FODMAP
Ingredientes
- 120 g de farinha de arroz
- 40 g de maizena
- 1/2 colher de chá de fermento para bolos
- 250 ml de água
- 50 g de manteiga
- Casca de limão
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 4 ovos
- Óleo para fritar
Para a cobertura doce
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de canela em pó
Para a calda de açúcar
- 150 ml de água
- 250 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 casca de laranja
- 1 casca de limão
Modo de preparação
- Numa tigela, adicione a farinha, a maizena e o fermento, misture e reserve.
- Num tacho coloque a água, a manteiga, o açúcar, a casca de limão e o sal. Leve ao lume e, quando levantar fervura, retire a casca de limão e adicione a mistura de farinha de uma só vez, mexendo bem com uma colher de pau até fazer uma bola que descole do tacho.
- Retire o tacho do lume e coloque a mistura numa tigela de vidro, continuando a mexer com a colher de pau até arrefecer completamente.
- Junte os ovos um a um, mexendo bem com a colher de pau até cada um estar completamente incorporado. Mexa até a massa fica homogénea e macia.
- Aqueça o óleo numa panela funda em lume médio, pois a temperatura deve estar constante e homogénea.
- Com a ajuda de duas colheres, faça bolas de massa, tendo em atenção que o seu volume irá triplicar (eu uso colheres de chá cheias). Frite entre 6 e 8 minutos ou até alourar. Vá picando com um garfo para a massa cozer por dentro e não rebentar.
- Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque sobre papel de cozinha para absorver o óleo em excesso.
- Depois de fritos, passe os sonhos pela mistura de açúcar e canela previamente colocados num prato fundo. Ou se preferir, faça esta calda:
Calda de açúcar
- Num tacho pequeno, junte a água, o açúcar, o pau de canela e as cascas, e ferva durante 15 minutos. Deixe arrefecer e coloque num recipiente para levar à mesa. Pessoalmente deixo ficar as cascas e o pau de canela, mas se preferir, pode retirar.
- Na hora de servir o sonho, coloque uma colher de sopa da calda por cima e bom apetite!
Carmen
Muito bons obrigada Joana
Joana
Fico mesmo feliz que tenha gostado! 😀 beijinhos