Broa de milho Low FODMAP estaladiça e deliciosa para acompanhar as suas refeições. Ideal para comer com sardinhas ou com um típico caldo-verde.
A broa de milho, ou pão de milho no Sul do país, tem um miolo denso e crosta grossa e estaladiça. É uma receita antiga, e consumida em Portugal, na Galiza e no Brasil, como acompanhamento das refeições. Este pão saloio liga muito bem com sardinhas ou febras na brasa e caldo-verde (podem encontrar a receita no meu livro).
A receita tradicional é feita com uma mistura de farinhas de milho, trigo e por vezes centeio ou trigo-sarraceno. Para esta receita de broa de milho low FODMAP utilizámos farinha de milho, de arroz e uma mistura sem glúten. Digo utilizámos pois, à semelhança deste pão no tacho low FODMAP, a receita de hoje é feita em colaboração com a Susana CF do Viva Sem Glúten, Portugal. Volto a agradecer a simpatia nesta partilha de conhecimento entre intolerantes ao glúten e aos frutanos do trigo.
Farinha de milho na dieta low FODMAP
A farinha de milho é low FODMAP, e uma excelente alternativa sobretudo para receitas salgadas. Já o amido de milho (ou maizena) utilizo mais em receitas doces, pois também é low FODMAP.
Como sou fã de pães de milho, tenho partilhado convosco várias receitas com esta farinha. É o caso destes pães de milho e batata doce e deste pão de frigideira. Podemos também fazer deliciosos bolos salgados, como esta bola de atum ou esta bola de milho recheada.
A farinha de milho serve também para fazer massa de rissóis. É também um bom substituto do pão ralado em panados ou a farinha de trigo nos filetes de peixe.
Broa de Milho Low FODMAP
Ingredientes
- 350 g de farinha de milho
- 1 colher de chá de sal
- 350 ml de água a ferver
- 150 g de farinha low FODMAP e sem glúten*
- 50 g de farinha de arroz integral ou de trigo-sarraceno
- 10 g (1 saqueta) de fermento de padeiro seco
- 150 ml de água morna
Modo de preparação
- Coloque a farinha de milho e o sal num recipiente de vidro e deite por cima a água ferver. Mexa bem com uma espátula, depois com as mãos até formar uma bola e deixe repousar por 1 hora.
- Passado esse tempo, adicione as restantes farinhas, terminando com o fermento. Junte a água morna e amasse com as mãos até obter uma massa lisa e homogénea.
- Deixe a massa a levedar coberta com um pano de cozinha durante 1 hora.
- Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e volte a cobri-la com o pano enquanto pré-aquece o forno a 220ºC.
- Salpique a broa com um pouco de água e coza durante 50 minutos, ou mais se gostar dela bem tostada.
- Deixe arrefecer antes de cortar.
Notas
- Farinha sem glúten da Schar
- Farinha branca sem glúten Doves Farm
- Farinha Free From Gluten All-Purpose Baking Mix do Lidl
Leocádia Leite
Vou experimentar fazer este pão. Vivo em Ponta Delgada S.Miguel Açores, e era bom que houvesse mais produtos, sem glúten e sem lactose.
Marta
É possível fazer na MFP?
Obrigada
Joana
Olá Marta! Eu diria que em princípio sim embora nunca tenha experimentado. Não sei dizer qual seria o melhor programa. Se testar pf partilhe. Obrigada!